OS REFLEXOS DO OLIGOPÓLIO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS

Autores/as

  • Fernanda Dallas Alice Lopes de Farias Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11374

Palabras clave:

Cidadania. Eleitoral. Meios de Comunicação. Oligopólio. Política. Resumo. Artigo Científico.

Resumen

A temática do trabalho possui como questão central o estudo sobre os oligopólios nos meios de comunicação e a interferência na seara política, em relação à formação de opinião pública no período eleitoral. Este estudo norteou-se a partir de um objetivo geral em demonstrar a possível interferência do oligopólio dos meios de comunicação na seara política envolta as eleições brasileiras, especialmente considerando os reflexos disso na formação de opinião pública e no controle do acesso à informação. A metodologia empregada foi através do método dedutivo, sendo bibliográfica, com análises qualitativas, considerando que foram observados entendimentos doutrinários e jurisprudenciais acerca da liberdade de impressa, da liberdade de expressão e do acesso à informação. Dentre os resultados alcançados tem-se que ficou demonstrado que a opinião pública se forma através a da influência mental e também emocional efetivadas por meio das transmissões repassadas pelos meios de comunicação. Concluiu-se, que o controle exercido pelo oligopólio dos meios de comunicação, com a concentração das empresas de radiofusão brasileiras nas mãos de empresas privadas, o exercício da cidadania popular é prejudicado.

Biografía del autor/a

Fernanda Dallas Alice Lopes de Farias, Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso do Tocantins

Graduanda do curso de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso do Tocantins (FCJP).

Publicado

2023-10-17

Cómo citar

Farias, F. D. A. L. de. (2023). OS REFLEXOS DO OLIGOPÓLIO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 2522–2546. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11374