GAMIFICAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10929Palavras-chave:
Biologia. Processo de ensino-aprendizagem. Ensino médio. Gamificação.Resumo
Este artigo aborda a utilização de uma atividade gamificada, como uma opção para o processo de aprendizagem e avaliação, e tem como objetivo explorar a implementação da gamificação no ensino de Biologia, inspirado por experiências durante a fase de regência de estágio supervisionado. O estudo foi aplicado em uma Escola Estadual de Tempo Integral localizada no municipio de Lábrea, interior do Amazonas. O método foi bem aceito pelos alunos que se engajaram e mostraram maior interesse no conteúdo exposto, além de incentivar a discussão dos temas abordados em sala de aula e melhorar a relação entre professor e estudante. Os resultados mostraram que a utilização de uma linguagem dinâmica e variada pode ser adotada de forma mais comum nos currículos escolares, e a incorporação de elementos dos games na metodologia de ensino pode facilitar a compreensão de conceitos, reforçar o aprendizado, promover a sociabilidade, a criatividade, o espírito de cooperação e competição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY