GAMIFICAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA

Autores

  • Silas Mendes Feliciano Universidade do Estado do Amazonas
  • Jones Alves de Souza Universidade do Estado do Amazonas
  • Maria de Nazaré Paiva da Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Rosilene Nascimento Teles Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10929

Palavras-chave:

Biologia. Processo de ensino-aprendizagem. Ensino médio. Gamificação.

Resumo

Este artigo aborda a utilização de uma atividade gamificada, como uma opção para o processo de aprendizagem e avaliação, e tem como objetivo explorar a implementação da gamificação no ensino de Biologia, inspirado por experiências durante a fase de regência de estágio supervisionado. O estudo foi aplicado em uma Escola Estadual de Tempo Integral localizada no municipio de Lábrea, interior do Amazonas. O método foi bem aceito pelos alunos que se engajaram e mostraram maior interesse no conteúdo exposto, além de incentivar a discussão dos temas abordados em sala de aula e melhorar a relação entre professor e estudante. Os resultados mostraram que a utilização de uma linguagem dinâmica e variada pode ser adotada de forma mais comum nos currículos escolares, e a incorporação de elementos dos games na metodologia de ensino pode facilitar a compreensão de conceitos, reforçar o aprendizado, promover a sociabilidade, a criatividade, o  espírito de cooperação e competição.

Biografia do Autor

Silas Mendes Feliciano, Universidade do Estado do Amazonas

Graduando em Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado do Amazonas. UEA.  

Jones Alves de Souza, Universidade do Estado do Amazonas

Graduando em Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado do Amazonas- UEA.  

Maria de Nazaré Paiva da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Graduanda em Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado do Amazonas- UEA.  

Rosilene Nascimento Teles, Universidade Federal do Amazonas

Pedagoga com formação em Orientação e Supervisão Escolar pela antiga Universidade do Amazonas, Tecnóloga Educacional pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM, e Psicopedagoga pelo Instituto Superior de Educação do Amazonas ISEAMA. 

Downloads

Publicado

2023-09-13

Como Citar

Feliciano, S. M., Souza, J. A. de, Silva, M. de N. P. da, & Teles, R. N. (2023). GAMIFICAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 1359–1369. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10929