SISTEMA DE SINALIZAÇÃO FERROVIÁRIA, CIRCUITO DE VIA

Autores

  • Thauan Farias Bento Universidade de Vassouras
  • Márcio Barbosa Maria Universidade de Vassouras
  • Alex Franco Ferreira Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10913

Palavras-chave:

Transporte Ferroviário. Segurança. Confiabilidade. CBTC.

Resumo

Entende-se por sistema de sinalização ferroviária o conjunto de equipamentos, métodos e procedimentos que permitem a circulação de trens garantindo a segurança, aumentando a confiabilidade, a velocidade e o planejamento, além da diminuição dos custos. Devido à grande variedade de equipamentos e o aumento da demanda do transporte ferroviário, o sistema de circuito elétrico do qual fazem parte as fiadas de trilhos de uma seção de via, ou seja, o circuito de via, precisou ser inovado, gerando assim grandes tecnologias para este ramo. O presente trabalho visa explicar o mais novo sistema implementado CBTC, que através de diversos equipamentos transmite pulsos de ondas quadradas, gerando os códigos de entrada e saída nos cartões ElectrologIXS. Sendo assim, ao decorrer do artigo apresenta-se o circuito de via e sua funcionalidade, para demonstrar o quanto a inovação e a modernização desse sistema trouxeram mudanças para a área, principalmente na confiabilidade e segurança nos equipamentos e no transporte de cargas, facilitando em atendimentos emergenciais e defeitos, permitindo assim um transporte mais seguro e eficaz.

Biografia do Autor

Thauan Farias Bento, Universidade de Vassouras

Graduando de Engenharia Elétrica- Universidade de Vassouras.

Márcio Barbosa Maria, Universidade de Vassouras

Engenharia Elétrica (em curso, conclusão em 12/2023), Universidade de Vassouras. 

Alex Franco Ferreira, Universidade de Vassouras

Mestre em Ciências Ambientais, Universidade de Vassouras.

Downloads

Publicado

2023-09-11

Como Citar

Bento, T. F., Maria, M. B., & Ferreira, A. F. (2023). SISTEMA DE SINALIZAÇÃO FERROVIÁRIA, CIRCUITO DE VIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 1054–1069. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10913