ACESSIBILIDADE E CONFORTO: UM PROTÓTIPO DE DOMÓTICA UTILIZANDO IOT

Autores

  • Helena da Rosa Lica Universidade de Vassouras
  • João Victor da Silva Lima Universidade de Vassouras
  • Alex Franco Ferreira Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12265

Palavras-chave:

Automação Residencial. Domótica. Acessibilidade. IoT. Microcontroladores.

Resumo

É de conhecimento geral que, na contemporaneidade, há a crescente necessidade de adaptar soluções que auxiliem no cotidiano dos moradores de uma residência. Isso posto, é válido ressaltar que a automação residencial vem crescendo significativamente nos últimos anos devido as facilidades proporcionadas pelo avanço do IoT (Internet das Coisas). Assim, a domótica deixou de ser apenas um luxo, tornando-se algo capaz de permitir um maior controle de um domicílio, oferecendo maior segurança, conforto e acessibilidade. Ademais, protótipos e simulações são bons recursos no que se refere a auxiliar na elaboração de projetos mais complexos e tomadas de decisão, permitindo uma melhor análise de situações, parâmetros e materiais. Análogo a isso, o presente artigo tem o escopo de apresentar a aplicabilidade da domótica e descrever o desenvolvimento de um protótipo pensado para demonstrar como a automação residencial pode tornar a rotina de uma casa mais prática direto de um smartphone, além de proporcionar a deficientes e idosos maior autonomia em suas tarefas diárias.

Biografia do Autor

Helena da Rosa Lica, Universidade de Vassouras

Estudante de Engenharia Elétrica na Universidade de Vassouras (RJ). 

João Victor da Silva Lima, Universidade de Vassouras

Estudante de Engenharia Elétrica na Universidade de Vassouras (RJ). 

Alex Franco Ferreira, Universidade de Vassouras

Docente do curso de Engenharia Elétrica na Universidade de Vassouras (RJ). 

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Publicado

2023-12-06

Como Citar

Lica, H. da R., Lima, J. V. da S., & Ferreira, A. F. (2023). ACESSIBILIDADE E CONFORTO: UM PROTÓTIPO DE DOMÓTICA UTILIZANDO IOT. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 1266–1283. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12265