ADVOCACIA INOVADORA: COMO O ADVOGADO E SUAS TAREFAS TÊM SIDO AFETADOS PELA INOVAÇÃO

Autores

  • Luan de Souza Tavares Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13281

Palavras-chave:

Automação. Legal Operations. Legal Design. Jurimetria. Skills.

Resumo

Este artigo aborda as mudanças significativas no mundo jurídico, impulsionadas pela tecnologia e pela necessidade de acessibilidade. Explora-se a Automação de documentos, que busca tornar mais ágil o trabalho do advogado ao redigir contratos, o Legal Operations, focado na eficiência dos departamentos jurídicos, a Jurimetria, que aplica métodos estatísticos ao direito, o Legal Design, que busca tornar os documentos jurídicos mais compreensíveis, e as skills (habilidades) essenciais do advogado do futuro, como pensamento inovador, aptidão tecnológica e liderança. Essas tecnologias emergentes visam transformar a prática jurídica, promovendo eficiência, acessibilidade e transparência no sistema legal. A metodologia empregada envolveu uma revisão sistemática da literatura, com busca e análise de artigos, livros e outras fontes relevantes sobre as tecnologias emergentes no campo jurídico. Os resultados encontrados indicam que essas tecnologias estão desempenhando um papel fundamental na transformação do mundo jurídico, proporcionando maior eficiência no trabalho jurídico, facilitando o acesso à justiça e promovendo uma comunicação mais clara e acessível no âmbito legal. As skills do advogado do futuro, como pensamento inovador, aptidão tecnológica e liderança, estão se tornando cada vez mais importantes para o sucesso na prática jurídica moderna.

A metodologia empregada envolveu uma revisão sistemática da literatura, com busca e análise de artigos, livros e outras fontes relevantes sobre as tecnologias emergentes no campo jurídico. Os resultados encontrados indicam que essas tecnologias estão desempenhando um papel fundamental na transformação do mundo jurídico, proporcionando maior eficiência no trabalho jurídico, facilitando o acesso à justiça e promovendo uma comunicação mais clara e acessível no âmbito legal. As skills do advogado do futuro, como pensamento inovador, aptidão tecnológica e liderança, estão se tornando cada vez mais importantes para o sucesso na prática jurídica moderna.



Biografia do Autor

Luan de Souza Tavares, Universidade Federal do Amazonas

Estudante do curso de Direito — Universidade Federal Do Amazonas. 

 

Downloads

Publicado

2024-03-18

Como Citar

Tavares, L. de S. (2024). ADVOCACIA INOVADORA: COMO O ADVOGADO E SUAS TAREFAS TÊM SIDO AFETADOS PELA INOVAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1857–1874. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13281