DECORRÊNCIAS DO USO DE MEDICAMENTOS PSICOTRÓPICOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E NA COGNIÇÃO DE MULHERES ENCARCERADAS

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10860

Palavras-chave:

Medicamentos psicotrópicos. Aprendizagem. mulheres encarceradas. Reintegração. Terapias alternativas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as implicações do uso de medicamentos psicotrópicos no processo de aprendizagem de mulheres encarceradas. A metodologia utilizada foi o ensaio teórico que consistiu em uma análise e síntese crítica de estudos sobre o ambiente prisional, o processo de aprendizagem e o uso de medicamentos psicotrópicos nesse contexto.  Assim, a pesquisa destacou que o contexto prisional influencia o impacto dos medicamentos na cognição e aprendizagem, incluindo efeitos colaterais e a falta de apoio psicossocial e na reintegração a sociedade. A falta de estudos detalhados nessa área revelou lacunas significativas, exigindo abordagens personalizadas de tratamento. Ficou claro que o uso de medicamentos psicotrópicos não pode ser a única abordagem na reabilitação; uma abordagem holística é fundamental, integrando terapias alternativas e educação.

Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora da Escola Estadual Irmã Dulce da Penitenciária Feminina de Abreu e Lima Pernambuco (PFAL). Psicóloga e Licenciada em Química. Pós-graduada em mídias da educação (UFRPE) e Programa Saúde da Família (UNINASSAU).

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Publicado

2023-09-06

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F. (2023). DECORRÊNCIAS DO USO DE MEDICAMENTOS PSICOTRÓPICOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E NA COGNIÇÃO DE MULHERES ENCARCERADAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 657–671. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10860