PERÍCIA JUDICIAL DE AVALIAÇÃO DO NEXO DE CAUSALIDADE OU CONCAUSALIDADE ENTRE O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E O DANO PSICOLÓGICO

Autores

  • Romilda Guilland Tribunal de Justiça do Estado do Paraná
  • Fernanda Pereira Labiak Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-8272-711X
  • Cristiano Cavalcanti Lopes Instituto de Pós-graduação & Graduação-IPOG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10846

Palavras-chave:

Assédio moral no trabalho, Perícia judicial, Nexo causal, Nexo concausal, Avaliação psicológica

Resumo

No contexto das dinâmicas laborais contemporâneas, a questão do assédio moral no ambiente de trabalho tem emergido como uma preocupação de considerável relevância. À vista disso, este estudo tem como objetivo analisar o entrelaçamento entre o assédio moral no contexto profissional e a perícia judicial de avaliação do nexo de causalidade ou concausalidade entre o ato e o dano psicológico. Para tanto, foi feita uma pesquisa documental, exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, com dados secundários de acórdãos do Tribunal Superior do Trabalho. Foi encontrado 31 acórdãos publicados no período 01/01/2023 à 28/08/2023, utilizando os descritores de busca assédio moral, perícia, nexo causal e/ou concausal. Pondera-se, a partir dos achados, que a avaliação psicológica desempenha um papel crucial na perícia judicial de casos de assédio moral no trabalho, fornecendo uma abordagem científica para estabelecer o nexo de causalidade e/ou concausalidade entre o ato e o dano psicológico, proporcionando subsídios necessários para a decisão judicial.

Biografia do Autor

Romilda Guilland, Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

Pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Processos Psicossociais e de Saúde no Trabalho e nas Organizações pela UFSC. Mestra em Psicologia Clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Psicologia Clínica pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Psicóloga pela UNISINOS. Psicóloga no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Fernanda Pereira Labiak, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Educação pela UFSC. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduada em Psicologia (licenciatura, bacharelado e formação de psicóloga) pela UFU. Professora no ensino superior. Pesquisadora na área de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo. Conselheira no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM/SC). Colaboradora na Comissão Especial de Psicologia, Justiça e Segurança Pública do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CEPJUSP/CRP-12).

Cristiano Cavalcanti Lopes, Instituto de Pós-graduação & Graduação-IPOG

Especialista em Perícia Psicológica pelo Instituto de Pós-graduação & Graduação (IPOG). Psicólogo pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB).

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Guilland, R., Labiak, F. P., & Lopes, C. C. (2023). PERÍCIA JUDICIAL DE AVALIAÇÃO DO NEXO DE CAUSALIDADE OU CONCAUSALIDADE ENTRE O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E O DANO PSICOLÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 473–492. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10846