OSTRACISMO ENTRE ENFERMEIROS EM AMBIENTE HOSPITALAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10667

Palavras-chave:

Ostracismo no local de trabalho. Equipa de enfermagem. Hospital.

Resumo

Enquadramento: O ostracismo no local de trabalho (OLT) entre enfermeiros é um fenómeno atual, com conotação negativa, que pode afetar seriamente o equilíbrio social, emocional e laboral do profissional de enfermagem.  Objetivo: Obter e analisar a evidência científica existente sobre a temática do ostracismo entre enfermeiros em ambiente hospitalar. Metodologia: Revisão sistemática da literatura (RSL), com análise de artigos publicados entre 2018 e 2023 nas bases B-ON, EBSCO, PMC e PubMed, com descritores MeSH e DeCS, sendo selecionados 4 artigos. Resultados: Os estudos evidenciaram que o OLT afeta, negativamente e de forma efetiva, vários fatores associados ao profissional de enfermagem, destacando-se a interação social, a exaustão emocional ou a ineficiência laboral. Conclusões: Ficou claro que o OLT, sendo de difícil identificação e caraterização, apresenta uma estreita ligação ao perfil social e emocional de cada profissional de enfermagem, condiciona comportamentos e atitudes, a partir de fatores potenciadores e atenuantes, e pode levar a situações de incumprimento laboral, de burnout e de abandono precoce da profissão.

Biografia do Autor

Paulo Jorge Rodrigues Sabino, ULSBA

Mestre em Enfermagem, Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica-Serviço de Urgência Geral - ULSBA, EPE. Beja, Portugal. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2329-3072. 

Downloads

Publicado

2023-08-17

Como Citar

Sabino, P. J. R. (2023). OSTRACISMO ENTRE ENFERMEIROS EM AMBIENTE HOSPITALAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 1074–1083. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10667