DISCUTINDO O DIREITO: ANÁLISES TÉCNICAS EM BENEFÍCIO DO AVANÇO JURÍDICO NACIONAL

Autores

  • José Valério da Silva Faculdade Delmiro Gouveia-FDG
  • Camylla Doudement Duarte de Lima Faculdade Fortium
  • Maria das Neves Sousa do Nascimento PGDF
  • Maria Julia da Silva Brandão Faculdade Delmiro Gouveia-FDG
  • Mylena Carolina Azevedo Lopes Faculdade Delmiro Gouveia-FDG
  • Marcelo Aparecido da Cunha Projeto Equidade Brasil

Palavras-chave:

Avanço juridico. Direito. Sociedade.

Resumo

Me dirijo respeitosamente aos nobres autores, ilustres acadêmicos, juristas e entusiastas do universo jurídico,

É com imensa satisfação que apresento a todos vocês esse livro digital singular, onde mergulharemos nas profundezas do saber jurídico para discutir temas de extrema relevância que promovem o avanço do Direito em solo nacional. Sob o título eloquente de "Discutindo o Direito: Análises Técnicas em Benefício do Avanço Jurídico Nacional", temos o privilégio de adentrar um mundo de complexidade intelectual e comprometimento com a justiça e a equidade.

No enlace do primeiro capítulo, sob o título instigante "A Promoção de Políticas Públicas Voltadas à Prevenção do Uso de Entorpecentes por Crianças e Adolescentes: Um Estudo sobre o Papel do Governo no Município de São José da Laje – Alagoas", desvendaremos os meandros do Direito das crianças e adolescentes, tangenciando as intricadas teias das Políticas Públicas e as diretrizes delineadas pelo ECA. Neste caleidoscópio de conhecimento, seremos levados a reflexões profundas acerca do papel do Estado na proteção e formação das futuras gerações.

O segundo capítulo, intitulado "A Verificação de Eficácia do Tipo Penal Feminicídio na Redução dos Homicídios Baseados no Gênero", nos conduzirá por uma jornada crítica e arguta sobre o fenômeno do feminicídio e sua relação inescapável com os crimes de gênero. Uma análise meticulosa que nos instiga a questionar e compreender a eficácia das medidas legais adotadas para combater esse triste flagelo.

Em um compasso sutil, o terceiro capítulo emerge, resplandecendo em sua nomenclatura: "A Prisão Domiciliar Humanitária: A Proteção da Maternidade em Face da Segurança Pública". Aqui, adentramos o universo do humanitarismo e da maternidade, equilibrando delicadamente as premissas da justiça com a compaixão e a preservação da instituição familiar. Um embate emocional e intelectual que nos obriga a pesar as demandas de segurança pública com o inalienável direito à maternidade.

Avançando em nossa excursão pelo intrincado labirinto do conhecimento jurídico, o penúltimo capítulo, sob o título imponente "A Importância do Inquérito Policial para a Elucidação de Crimes", nos convoca a explorar as fundações da persecução penal e as fundições de prova incrustadas no arcabouço do inquérito policial. Uma investigação profunda e minuciosa que, como a luz que ilumina as sombras, desvelará a verdade oculta por trás de cada crime.

Por fim, o último capítulo, um magistral encerramento, nos lança nos umbrais do "Sistema Prisional Brasileiro: A Realidade dos Encarcerados". Nesta derradeira incursão, seremos desafiados a confrontar as mazelas e complexidades de um sistema carcerário permeado de nuances, onde o Código Penal e a Lei de Execução Penal delineiam os destinos daqueles que, privados de liberdade, aguardam a oportunidade de reintegração à sociedade.

Que este e-book  se torne um fanal para fomentar as discussões  que verdadeiramente pavimentam a estrada para o avanço jurídico em nossa nação.

A todos, saibam que esse e-book enriquece esta jornada intelectual, e a busca incessante por um Direito mais justo e equânime é o farol que nos guia.

Que nossas mentes sejam aguçadas, que nossos corações estejam abertos e que nosso compromisso com a excelência jurídica seja inabalável. Sejamos os construtores do futuro do Direito!

Prof.ª Dr.ª Patrícia Ribeiro.

Editora-chefe da Revista Ibero — Americana de Humanidades, Ciência Educação.

Biografia do Autor

José Valério da Silva, Faculdade Delmiro Gouveia-FDG

Jurista (Faculdade Delmiro Gouveia-FDG). Pedagogo (FACULDADE RAIMUNDO MARINHO – FRM). Pós-graduado em Psicopedagogia – Clínica e Institucional (Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael de Arapiraca – CESAMA). Especializado em Gestão Escolar (Universidade Federal de Alagoas – UFAL). Dentre outras especializações disponíveis no Currículo Lattes. 2º SGT R/R da polícia Militar de Estado de Alagoas, Diretor Escolar da Escola Municipal Fernando Galvão de Pontes – EMFGP, no período de 2012–2014. Conselheiro Municipal de Saúde da Cidade de São José da Laje/AL.

Camylla Doudement Duarte de Lima, Faculdade Fortium

Jurista (Faculdade Fortium). Pós-graduada em Direito Penal (Faculdade Metropolitana). Pós-graduação em curso em Direito de Família e Sucessões (Faculdade Legale). Advogada com inscrição na Seccional do Distrito Federal. Advogada atuante em Direito de Família e Sucessões, membro da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB|DF. Membro da Comissão de Combate a Violência Doméstica e Familiar da OAB|DF. 

Maria das Neves Sousa do Nascimento, PGDF

Jurista (Faculdade Anhanguera de Brasília-DF). Estagiária na procuradoria do Distrito Federal(PGDF), no período de 2020-2021. 

Maria Julia da Silva Brandão, Faculdade Delmiro Gouveia-FDG

Jurista (Faculdade Delmiro Gouveia-FDG em Maceió-AL). Estagiária na superintendência Regional da polícia Federal. Auxiliar administrativa no Tribunal de Contas do Estado, no período de 2018 - 2020.

Mylena Carolina Azevedo Lopes, Faculdade Delmiro Gouveia-FDG

Jurista (Faculdade Delmiro Gouveia-FDG), estagiária na 16ª Vara Cível da Fazenda Estadual no  Fórum Desembargador Jairon Maia. Atua como Auxiliar Administrativo do São Judas Tadeu Colégio e Cursos, iniciando em 2016. Foi estagiária do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Maceió, no período de agosto/2018 à agosto/2020.

Marcelo Aparecido da Cunha, Projeto Equidade Brasil

Jurista (Centro Universitário Max Planck - UNIMAX).

Downloads

Publicado

2023-08-22

Como Citar

Silva, J. V. da, Lima, C. D. D. de, Nascimento, M. das N. S. do, Brandão, M. J. da S., Lopes, M. C. A., & Cunha, M. A. da. (2023). DISCUTINDO O DIREITO: ANÁLISES TÉCNICAS EM BENEFÍCIO DO AVANÇO JURÍDICO NACIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 14–240. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10656

Edição

Seção

E-books

Categorias