UMA ANÁLISE DO PADRÃO DE USO DAS MÍDIAS SOCIAIS E A AUTOIMAGEM DE ADOLESCENTES

Autores

  • Fabiana Thais Piati Centro Universitário FAG
  • Isabele Blodow Centro Universitário FAG
  • Claudia Barbosa Centro Universitário FAG
  • Rafael Soares Corrêa Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10514

Palavras-chave:

Adolescente. Redes sociais. Autoimagem.

Resumo

Introdução: As redes sociais podem influenciar os usuários na forma como pensam e se comportam, pois, a autoimagem de adolescentes pode estar ligada ao tempo de exposição as redes sociais. Objetivo: O estudo busca identificar a relação do padrão de uso das redes sociais e a autoimagem de adolescentes. Metodologia: Estudo quantitativo de levantamento realizado através de uma amostra por conveniência com 62 adolescentes. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva, na amostra geral por sexo. Resultados: Foi possível identificar a relação entre o tempo de exposição a mídias sociais e a insatisfação corporal dos adolescentes. Conclusão: O estudo confirma a relação entre o tempo de uso de mídias sociais e a insatisfação com a autoimagem nas meninas, assim sugere-se a realização de pesquisas e intervenções para ambos os fatores destacados no estudo.

Biografia do Autor

Fabiana Thais Piati, Centro Universitário FAG

Acadêmica do Curso de Psicologia do Centro Universitário FAG, Cascavel, Paraná.

Isabele Blodow, Centro Universitário FAG

Acadêmica do Curso de Psicologia do Centro Universitário FAG, Cascavel, Paraná.

Claudia Barbosa, Centro Universitário FAG

Coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário FAG. Professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná.

Rafael Soares Corrêa, Fundação Getúlio Vargas

Fundação Getúlio Vargas.

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Publicado

2023-08-02

Como Citar

Piati, F. T., Blodow, I., Barbosa, C., & Corrêa, R. S. (2023). UMA ANÁLISE DO PADRÃO DE USO DAS MÍDIAS SOCIAIS E A AUTOIMAGEM DE ADOLESCENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(7), 193–202. https://doi.org/10.51891/rease.v9i7.10514