O USO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: TEORIA E PRÁTICA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Autores

  • Ana Caroline Bandeira da Silva Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes
  • Marina Codo Andrade Teixeira Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes
  • Verônica Cristina de Lima Assafrão Batista Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10446

Palavras-chave:

Inteligência Emocional. Ensino Superior. Docente.

Resumo

O artigo visa estudar importância da Inteligência Emocional e como ela influencia na prática da profissão dos professores de ensino superior. Discorre sobre os fundamentos e teoria da prática e docência universitária e a teoria concernente a inteligência emocional, realiza uma análise sobre os impactos que uso ou não uso da gestão da emoção na mencionada profissão.  Faz um levantamento de informações e conhecimentos por meio de pesquisa bibliográfica de caráter exploratório qualitativo utilizando fontes secundarias, através de uma pesquisa quantitativa, no qual analisa criticamente as informações coletadas. Conclui-se que a inteligência emocional é de grande relevância para o exercício da profissão docente e que tem um papel crucial no processo de ensino aprendizagem, pois o uso, ou não uso dela pelos professores pode acarretar impactos positivos, ou negativos no ensino aprendizagem.

Biografia do Autor

Ana Caroline Bandeira da Silva, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes

Graduada no curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP. 

Marina Codo Andrade Teixeira, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes

Docente do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP.

 

Verônica Cristina de Lima Assafrão Batista, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes

3Graduada no curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, SP. 

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Publicado

2023-07-18

Como Citar

Silva, A. C. B. da, Teixeira, M. C. A., & Batista, V. C. de L. A. (2023). O USO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: TEORIA E PRÁTICA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2685–2696. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10446