ANÁLISE DAS GRADES CURRICULARES DOS CURSOS DE SECRETARIADO EXECUTIVO DA REGIÃO SUDESTE E SUA RELAÇÃO COM AS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PARA ATUAR NA ÁREA DE MARKETING

Autores

  • Larissa Tavares Brandão Universidade Federal de Viçosa
  • Venan Lucas de Oliveira Alencar Universidade Federal de Viçosa
  • Cristiane Ribeiro Coelho Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10331

Palavras-chave:

Marketing. Secretariado Executivo. Mercado de trabalho.

Resumo

Esse artigo buscou analisar se as grades curriculares dos cursos de Secretariado Executivo da região Sudeste preparam os alunos durante a formação acadêmica para trabalhar com Marketing Digital. Ao longo da pesquisa procurou-se identificar quais das faculdades pesquisadas ofereciam a matéria de marketing, analisar as disciplinas oferecidas pelo curso de Secretariado no geral, as competências do profissional de Secretariado Executivo e a relação do mercado de trabalho com a educação superior. A metodologia empregada foi caracterizada como qualitativa, descritiva e exploratória feita por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se que o estudo do marketing durante a formação acadêmica em Secretariado Executivo é de suma importância para capacitá-los para atuarem na área de marketing digital e percebeu-se que a maioria das instituições não oferecem essa matéria. Dessa forma, é necessário que as faculdades atualizem a grade curricular para que os graduandos estejam preparados para atuarem no mercado de trabalho, tendo em vista o crescimento da usabilidade do marketing digital nas empresas.

Biografia do Autor

Larissa Tavares Brandão, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa. 

Venan Lucas de Oliveira Alencar, Universidade Federal de Viçosa

Doutor e Mestre em Linguística do Texto e do Discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021). Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Professor no curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). 

Cristiane Ribeiro Coelho, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais- CEFET-MG (2022). Licencianda em Letras - Português/Espanhol pela Faculdade Dom Alberto (2021-2023). Especialista em Revisão de Textos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2022). Especialista em Produção Textual pela Faculdade Dom Alberto (2020). Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Presidente Antônio Carlos (2013). 

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

Brandão, L. T., Alencar, V. L. de O., & Coelho, C. R. (2023). ANÁLISE DAS GRADES CURRICULARES DOS CURSOS DE SECRETARIADO EXECUTIVO DA REGIÃO SUDESTE E SUA RELAÇÃO COM AS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PARA ATUAR NA ÁREA DE MARKETING. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 4626–4637. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10331