GESTÃO ESCOLAR E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS

Autores

  • Alcimar Barbosa dos Reis ESPM
  • Beatriz Barbosa dos Reis FSA
  • Rodnei Pereira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19121

Palavras-chave:

Evasão escolar. Ensino técnico. Power BI. Análise de dados. Gestão educacional.

Resumo

Esse artigo analisa a evasão escolar no ensino técnico profissionalizante, investigando suas causas e efeitos com base em uma revisão da literatura acadêmica. O estudo destaca a relevância do uso de tecnologias como o Power BI para a análise de dados e a formulação de estratégias para reduzir a evasão. Com base na identificação de padrões, o artigo propõe medidas como acompanhamento individualizado, inovação pedagógica, suporte psicossocial e financeiro, além do fortalecimento da conexão entre escolas e o mercado de trabalho. A utilização de ferramentas tecnológicas permite o desenvolvimento de ações preventivas e a mitigação desse fenômeno, promovendo a permanência e o sucesso dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcimar Barbosa dos Reis, ESPM

Pós-graduado em Gestão e inovação Tecnológica pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Professor da Escola Técnica de São Paulo (ETESP) e Universidade Fundação Santo André (FSA).

Beatriz Barbosa dos Reis, FSA

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Fundação Santo André (FSA). Auditora Interna na Volkswagen do Brasil. 

Rodnei Pereira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-Doutorado - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Orientador e Coordenador do Programa Profissional Formação de Gestores Educacionais (Stricto Sensu), Universidade Cidade de São Paulo, UNICID. 

Downloads

Publicado

2025-05-12

Como Citar

Reis, A. B. dos, Reis, B. B. dos, & Pereira, R. (2025). GESTÃO ESCOLAR E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: EVASÃO NOS CURSOS TÉCNICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 2509–2516. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19121