O SECRETARIADO EXECUTIVO E A FUNÇÃO DE COGESTOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE EXTENSÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10325Palavras-chave:
Secretariado Executivo. Cogestor. Autoetnografia.Resumo
O perfil do profissional de secretariado executivo passou por diversas transformações no decorrer da sua história e, nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e com a eclosão da pandemia de COVID-19, as mudanças foram intensificadas. Tais mudanças fizeram com que o profissional adotasse um perfil ainda mais adaptável e analítico dentro das organizações, incorporando atividades multifuncionais, em nível gerencial e estratégico, que demandam conhecimentos, habilidades e competências complexas dentro das suas atribuições. Ante o exposto, o objetivo deste trabalho foi investigar se os profissionais de secretariado lotados nos Cursos de Extensão em Ensino de Línguas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) atuam como cogestores. Como procedimento metodológico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica e abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de uma pesquisa autoetnográfica. A partir dos dados coletados, foi possível analisar que as funções exercidas pelos estudantes de secretariado na instituição relacionam-se com as funções de um cogestor. Além da análise documental, também foi elaborado um relato autoetnográfico pela autora que atuou no Curso de Extensão em Língua Espanhola (CELES) reflexionando sobre as atividades realizadas como Secretária durante o seu período de estágio.
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