CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS IMPACTOS TRAZIDOS A PARTIR DOS FENÔMENOS DA PÓS-MODERNIDADE E DA GLOBALIZAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1032Palavras-chave:
Pós-modernidade. Globalização. Ensino brasileiro. Era digital.Resumo
A partir de um apanhado teórico, este artigo busca desenvolver uma reflexão crítica acerca dos aspectos e reflexos oriundos dos fenômenos da pós-modernidade e da globalização sobre o sistema de ensino brasileiro, no intuito de compreender os conceitos trazidos pela literatura quanto a tais fenômenos, avaliar quais as consequências trazidas por estes à cultura e consequentemente à educação brasileira, e identificar se a formação docente está em consonância com as novas exigências trazidas pela era digital. O tipo de pesquisa adotada foi a exploratória, e as fontes utilizadas foram livros, artigos e periódicos. Chegou-se ao entendimento de que a pós-modernidade, momento histórico atual, pode ser muito bem identificado como sendo um período de crise que está sendo capaz de desencadear profundas alterações em todos os patamares da compreensão humana. No tocante ao sistema de ensino brasileiro, uma vez que com o advento da globalização, do avanço tecnológico e das mudanças na forma de aprender, o profissional docente do século XXI deve se apresentar em relação ao ensino de maneira inovada, reflexiva e crítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY