CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS IMPACTOS TRAZIDOS A PARTIR DOS FENÔMENOS DA PÓS-MODERNIDADE E DA GLOBALIZAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO

Autores/as

  • Vagner Neves Dias Universidad Interamericana - PY

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1032

Palabras clave:

Pós-modernidade. Globalização. Ensino brasileiro. Era digital.

Resumen

A partir de um apanhado teórico, este artigo busca desenvolver uma reflexão crítica acerca dos aspectos e reflexos oriundos dos fenômenos da pós-modernidade e da globalização sobre o sistema de ensino brasileiro, no intuito de compreender os conceitos trazidos pela literatura quanto a tais fenômenos, avaliar quais as consequências trazidas por estes à cultura e consequentemente à educação brasileira, e identificar se a formação docente está em consonância com as novas exigências trazidas pela era digital. O tipo de pesquisa adotada foi a exploratória, e as fontes utilizadas foram livros, artigos e periódicos. Chegou-se ao entendimento de que a pós-modernidade, momento histórico atual, pode ser muito bem identificado como sendo um período de crise que está sendo capaz de desencadear profundas alterações em todos os patamares da compreensão humana. No tocante ao sistema de ensino brasileiro, uma vez que com o advento da globalização, do avanço tecnológico e das mudanças na forma de aprender, o profissional docente do século XXI deve se apresentar em relação ao ensino de maneira inovada, reflexiva e crítica.

 

Biografía del autor/a

Vagner Neves Dias, Universidad Interamericana - PY

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana - PY (2020). Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana - PY (2018). Licenciado em Química pela Universidade Metropolitana de Santos (2017). Especialista em Metodologia de Ensino de Física e Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2015). Licenciado em Matemática através do Programa Especial de Formação de Docente pela Universidade Metropolitana de Santos (2012). Especialista em Educação Matemática com Novas Tecnologias pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2009). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2007). Atualmente é professor de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Municipal Conveniada Gilberto Viana (Prefeitura de Itambé - Bahia), e professor de Ciências e Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Naomar Soares de Alcântara (Prefeitura de Itororó - Bahia). E-mail: vaguineis@yahoo.com.br.

Publicado

2021-05-06

Cómo citar

Dias, V. N. . (2021). CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS IMPACTOS TRAZIDOS A PARTIR DOS FENÔMENOS DA PÓS-MODERNIDADE E DA GLOBALIZAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 908–918. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1032