ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ASSENTAMENTO DOIS IRMÃOS EM MURUTINGA DO SUL (SP)

Autores

  • Crislaine Pereira Lima Fundação Educacional de Andradina
  • Karem Cristine Pirola Narimatsu Fundação Educacional de Andradina
  • Camila Regina Silva Baleroni Recco Fundação Educacional de Andradina
  • Rafael Luís dos Santos Silva Fundação Educacional de Andradina
  • Clara de Araújo Sanchez Fundação Educacional de Andradina

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10141

Palavras-chave:

Desenvolvimento rural. Diversificação. Geração de renda.

Resumo

A Microrregião de Andradina, onde a questão agrária se faz presente, é fortemente marcada pela presença de assentamentos rurais. O objetivo desse trabalho foi apresentar um estudo socioeconômico realizado no Assentamento Dois Irmãos, localizado no município de Murutinga do Sul (SP), analisando a realidade vivenciada pelas famílias assentadas, relatando as diversas formas de obtenção de renda e as oportunidades e os desafios a serem superados após o acesso à terra. A realização das entrevistas e a aplicação do questionário possibilitaram o levantamento das características das famílias assentadas. Os entrevistados demonstraram ligação com a terra e a produção na agricultura familiar. A maioria dos titulares dos lotes são do sexo masculino, casados, dois membros residentes na propriedade, idade avançada, baixo nível de escolaridade. Houve relatos de que algum membro da família trabalha fora do lote para complementação da renda, que são insuficientes. Os lotes foram adquiridos mediante permanência em acampamento, ocorrendo casos de permuta com imóveis na cidade. As famílias são assistidas pela COAPAR (Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados e Pequenos Produtores), que estimula a produção de leite, principal atividade econômica do assentamento, manterem a diversificação de seus lotes e produções de hortifrutigranjeiros, comercializados pela cooperativa, para o mercado institucional através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Grande parte dos assentados alegaram que já tiveram benefício do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) para investimento na pecuária leiteira, especialmente na aquisição de matrizes. Poucos entrevistados contratam profissionais autônomos para a prestação de serviços, procurando ao máximo utilizar a mão de obra familiar. O potencial da fruticultura no assentamento, principalmente goiaba e abacaxi, destacam-se numa boa opção para os agricultores familiares, porém faltam orientações, assistência técnica e incentivo dos órgãos públicos. Dentre as hortaliças, a batata-doce e a mandioca contribuem para o aumento da renda familiar. Todos os lotes possuem poço semi artesiano para captação de água para o abastecimento da família, das criações e dos cultivos, infraestrutura adequada para moradia, além de benfeitorias como curral, máquinas e implementos agrícolas e pocilga. Apesar da atividade leiteira ser a principal fonte de renda, os agricultores familiares possuem baixo grau de tecnificação. As principais dificuldades enfrentadas pelos assentados são a falta de assistência técnica, a elevação dos preços dos insumos agrícolas e a dificuldade de transporte da produção.

Biografia do Autor

Crislaine Pereira Lima, Fundação Educacional de Andradina

Graduação em Agronomia pela Fundação Educacional de Andradina (SP). 

Karem Cristine Pirola Narimatsu, Fundação Educacional de Andradina

Graduação, Mestrado e Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Ilha Solteira (SP); Docente do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e do Curso Técnico em Agronegócio do Centro Paula Souza - Etec Sebastiana Augusta de Moraes de Andradina (SP); Docente do Curso de Agronomia da Fundação Educacional de Andradina (SP). 

Camila Regina Silva Baleroni Recco, Fundação Educacional de Andradina

Graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá; Mestrado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Ilha Solteira (SP); Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Botucatu (SP); Coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Centro Paula Souza - Etec Sebastiana Augusta de Moraes de Andradina (SP); Coordenadora do Curso de Agronomia da Fundação Educacional de Andradina (SP). 

Rafael Luís dos Santos Silva, Fundação Educacional de Andradina

Graduação em Agronomia Fundação Educacional de Andradina - Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina (SP); Docente do Curso Técnico em Agronegócio do Centro Paula Souza - Etec Sebastiana Augusta de Moraes de Andradina (SP). 

Clara de Araújo Sanchez, Fundação Educacional de Andradina

Graduação em Medicina Veterinária pela Fundação Educacional de Andradina (SP); Mestrado em Sanidade Animal pela Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas FCAT/UNESP Campus de Dracena; Docente do Curso Técnico em Agronegócio do Centro Paula Souza - Etec Sebastiana Augusta de Moraes de Andradina (SP). 

Downloads

Publicado

2023-06-05

Como Citar

Lima, C. P., Narimatsu, K. C. P., Recco, C. R. S. B., Silva, R. L. dos S., & Sanchez, C. de A. (2023). ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ASSENTAMENTO DOIS IRMÃOS EM MURUTINGA DO SUL (SP). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 3409–3427. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10141