CONSIDERAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE VERIFICAÇÃO DA CONSCIÊNCIA TEXTUAL
https://doi.org/10.29327/211653.6.5-3
Palavras-chave:
Consciência Textual. Coerência. Instrumento.Resumo
Nas últimas décadas, o estudo da consciência linguística e de seus diversos tipos vêm despertando o interesse de pesquisadores de diferentes áreas como a Psicolinguística, a Psicologia Cognitiva, a Educação, entre outras. Essas pesquisas sugerem que a eficácia do processo de leitura está relacionada à habilidade do indivíduo de refletir sobre os próprios conhecimentos linguísticos. Entre os diferentes tipos de consciência linguística, a consciência textual, definida como um monitoramento intencional do usuário da língua sobre o texto, considerando suas propriedades e não seus usos (Gombert, 1992, p.112), tem se tornado um profícuo campo de estudo, uma vez que, ainda são poucas as pesquisas sobre esse tema. Nesse sentido, dada a relativa escassez de estudos com consciência textual no Brasil, elaborou-se um instrumento para medi-la, tendo como foco a coerência textual que se dá na manutenção e progressão temática (Charolles, 1978, p.20). Para tanto, utilizou- se a fábula, um gênero textual de estrutura predominantemente narrativa (Adam, 2011, p.205) como ponto de partida para as questões. Desse modo, o objetivo deste artigo é a apresentação e a análise do referido instrumento, destinado a alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. Após a apresentação do instrumento, cada questão é analisada sob o viés dos estudos citados, de modo a contribuir com uma ferramenta para os professores que favorece o conhecimento da situação de consciência textual de seus alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY