CONSIDERAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE VERIFICAÇÃO DA CONSCIÊNCIA TEXTUAL

https://doi.org/10.29327/211653.6.5-3

Autores

  • Patricia de Andrade Neves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Caroline Bernardes Borges Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Danielle Baretta Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palavras-chave:

Consciência Textual. Coerência. Instrumento.

Resumo

Nas últimas décadas, o estudo da consciência linguística e de seus diversos tipos vêm despertando o interesse de pesquisadores de diferentes áreas como a Psicolinguística, a Psicologia Cognitiva, a Educação, entre outras. Essas pesquisas sugerem que a eficácia do processo de leitura está relacionada à habilidade do indivíduo de refletir sobre os próprios conhecimentos linguísticos. Entre os diferentes tipos de consciência linguística, a consciência textual, definida como um monitoramento intencional do usuário da língua sobre o texto, considerando suas propriedades e não seus usos (Gombert, 1992, p.112), tem se tornado um profícuo campo de estudo, uma vez que, ainda são poucas as pesquisas sobre esse tema. Nesse sentido, dada a relativa escassez de estudos com consciência textual no Brasil, elaborou-se um instrumento para medi-la, tendo como foco a coerência textual que se dá na manutenção e progressão temática (Charolles, 1978, p.20). Para tanto, utilizou- se a fábula, um gênero textual de estrutura predominantemente narrativa (Adam, 2011, p.205) como ponto de partida para as questões. Desse modo, o objetivo deste artigo é a apresentação e a análise do referido instrumento, destinado a alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. Após a apresentação do instrumento, cada questão é analisada sob o viés dos estudos citados, de modo a contribuir com uma ferramenta para os professores que favorece o conhecimento da situação de consciência textual de seus alunos. 

Downloads

Biografia do Autor

Patricia de Andrade Neves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda do Programa de Pós – Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Caroline Bernardes Borges, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda do Programa de Pós – Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Danielle Baretta, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda do Programa de Pós – Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-05-31

Como Citar

de Andrade Neves, P. ., Bernardes Borges, C. ., & Baretta, D. . (2020). CONSIDERAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE VERIFICAÇÃO DA CONSCIÊNCIA TEXTUAL : https://doi.org/10.29327/211653.6.5-3. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(5), 34–46. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/101