CONSIDERAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE VERIFICAÇÃO DA CONSCIÊNCIA TEXTUAL

https://doi.org/10.29327/211653.6.5-3

Autores

  • Patricia de Andrade Neves Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Caroline Bernardes Borges Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Danielle Baretta Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palavras-chave:

Consciência Textual. Coerência. Instrumento.

Resumo

Nas últimas décadas, o estudo da consciência linguística e de seus diversos tipos vêm despertando o interesse de pesquisadores de diferentes áreas como a Psicolinguística, a Psicologia Cognitiva, a Educação, entre outras. Essas pesquisas sugerem que a eficácia do processo de leitura está relacionada à habilidade do indivíduo de refletir sobre os próprios conhecimentos linguísticos. Entre os diferentes tipos de consciência linguística, a consciência textual, definida como um monitoramento intencional do usuário da língua sobre o texto, considerando suas propriedades e não seus usos (Gombert, 1992, p.112), tem se tornado um profícuo campo de estudo, uma vez que, ainda são poucas as pesquisas sobre esse tema. Nesse sentido, dada a relativa escassez de estudos com consciência textual no Brasil, elaborou-se um instrumento para medi-la, tendo como foco a coerência textual que se dá na manutenção e progressão temática (Charolles, 1978, p.20). Para tanto, utilizou- se a fábula, um gênero textual de estrutura predominantemente narrativa (Adam, 2011, p.205) como ponto de partida para as questões. Desse modo, o objetivo deste artigo é a apresentação e a análise do referido instrumento, destinado a alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. Após a apresentação do instrumento, cada questão é analisada sob o viés dos estudos citados, de modo a contribuir com uma ferramenta para os professores que favorece o conhecimento da situação de consciência textual de seus alunos. 

Biografia do Autor

Patricia de Andrade Neves, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda do Programa de Pós – Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Caroline Bernardes Borges, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda do Programa de Pós – Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Danielle Baretta, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutoranda do Programa de Pós – Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-05-31

Como Citar

de Andrade Neves, P. ., Bernardes Borges, C. ., & Baretta, D. . (2020). CONSIDERAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE VERIFICAÇÃO DA CONSCIÊNCIA TEXTUAL : https://doi.org/10.29327/211653.6.5-3. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(5), 34–46. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/101