ATIVIDADES ESCOLARES ADEQUADAS PARA ATENDER AS NECESSIDADES EDUCATIVAS DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Renata Flávia França Silva Universidad Interamericana
  • Marcel Pereira Pordeus Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1008

Resumo

Este artigo é um recorte de minha dissertação de mestrado apresentado à Universidad Interamericana. Deste fato, nesta pesquisa tratamos da educação de Jovens e Adultos como modalidade da Educação Básica, haja vista esta atender a um perfil de alunado bastante diversificado, e estes por estarem inseridos nessa modalidade diferenciada de educação, devem ter a oportunidade e acesso a uma boa qualificação para ter uma vida mais digna e humana. É fundamental entender a história, cultura e costumes desses alunos, para que assim se possa construir uma proposta pedagógica eficiente que seja capaz de atender as características específicas desses alunos, visto que mesmo tendo mais idade ou não, esses sujeitos continuam com total capacidade de aprendizado. No entanto, com o mundo evoluindo de forma célere, novas informações e conhecimentos que temos que assimilar a cada dia e, ainda, a mistura de diferentes alunos, de diferentes idades e capacidades na mesma sala de aula, acaba por contribuir com um processo de ensino mais demorado por parte de determinados aprendizes. Sabe-se que toda manifestação sobre a alfabetização e a educação para jovens e adultos está relacionada à decorrência da história de movimentos populares, para todos aqueles que não tiveram a oportunidade de completar seus estudos e/ou encontram-se a margem do processo educativo. Nesse sentido a escola tem um papel fundamental para que esses alunos possam superar e vencer as dificuldades para uma melhor qualidade de vida. Buscou-se com o estudo analisar as práticas pedagógicas adotadas para essa clientela, tendo em vista que são jovens e adultos que estão a margem do sistema regular, requerendo a construção de uma proposta pedagógica que atenda as reais necessidades desses educandos e conduza a aprendizagem de forma eficaz e significativa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, com estudo exploratório de natureza qualitativa.

 

Biografia do Autor

Renata Flávia França Silva, Universidad Interamericana

Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana. E-mail: naqynhaff@yahoo.com.br. 

Marcel Pereira Pordeus, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando no programa de pós-graduação em Planejamento e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduando em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: marcel.pordeus@aluno.uece.br.

Downloads

Publicado

30/04/2021

Como Citar

Silva, R. F. F. ., & Pordeus, M. P. . (2021). ATIVIDADES ESCOLARES ADEQUADAS PARA ATENDER AS NECESSIDADES EDUCATIVAS DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 816–828. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1008