QUALIDADE NO ATENDIMENTO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Laiane Nunes Bonfim Faculdade UNINASSAU
  • Tânia Pereira da Silva Universidade de Gurupi - UNING
  • Henrique Cananosque Neto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Érica Motta Moreira de Souza Universidade Iguaçu- UNIG
  • Rafaela Oliveira Ferreira Universidade Estácio de Sá
  • Cássia Rozária da Silva Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Krycia Renata da Rocha Conceição Universidade federal do Tocantins
  • Vitória Magalhães Quireze Universidade Católica de Goiás
  • Dayana Elizabeth da Silva Lima Faculdade Integrada Tiradentes - FITS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9180

Palavras-chave:

Atenção primaria. Acolhimento. Relação Profissional-Paciente. Humanização da assistência. Qualidade da Assistência.

Resumo

A Política Nacional de Atenção Básica vem de modo a assegurar o acesso e o acolhimento, onde a equipe da unidade deve receber e ouvir a comunidade, acolher, escutar e oferecer uma resposta positiva, diminuir danos e sofrimentos desta, reconhecer a corresponsabilidade do cuidar e assim tornar os sujeitos protagonistas na melhoria da qualidade da saúde. Nessa perspectiva, objetiva-se analisar a qualidade no atendimento das unidades básicas de saúde através de dados e informações obtidas em revisão literária. trata-se de um estudo de revisão sistemática de literatura, caracterizado por uma integração interpretativa dos resultados de estudos qualitativos, nas seguintes bases de dados: BDENF, Google Acadêmico, SCIELO, LILACS, coleciona SUS e MEDLINE. A pesquisa realizada identificou 20 artigos nas bases de dados. Para um atendimento de qualidade a relação entre profissional-usuário será essencial para concretizar o atendimento. um ponto semelhante abordado nos estudos é sobre acolhimento. Este é destacado como a principal ferramenta para a ampliação do acesso e promoção da melhoria na qualidade. O estudo evidenciou que há divergência sobre a orientação dos serviços de Atenção Primária quando analisada na perspectiva dos profissionais e dos usuários. Dessa forma, além da necessidade constante de qualificação profissional das equipes de saúde, as unidades precisam também funcionar em conformidade com as necessidades dos usuários.

Biografia do Autor

Laiane Nunes Bonfim, Faculdade UNINASSAU

Enfermeira, Faculdade uninassau Petrolina,  https://orcid.org/0000-0003-1976-9234 

Tânia Pereira da Silva, Universidade de Gurupi - UNING

Medicina, Universidade de Gurupi - UNING, https://orcid.org/0000-0002-8351-6517 

Henrique Cananosque Neto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Psicólogo e professor, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus de Bauru/SP -Orcid:  https://orcid.org/0009-0006-8783-5984  

Érica Motta Moreira de Souza, Universidade Iguaçu- UNIG

Enfermagem, Universidade Iguaçu (UNIG) Nova Iguaçu RJ -  https://orcid.org/0000-0002-8611-2892.

Rafaela Oliveira Ferreira, Universidade Estácio de Sá

Farmacêutica, Pós-graduanda em Saúde da Família, pela Universidade Estácio de Sá - Orcid: https://orcid.org/0009-0004-9317-0347. 

Cássia Rozária da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora, pela Universidade Federal de Santa Catarina. orcid:  https://orcid.org/0000-0001-9790-3713 

Krycia Renata da Rocha Conceição, Universidade federal do Tocantins

Educação física pela Universidade federal do Tocantins. Orcid:  https://orcid.org/0009-0007-9541-4669 

Vitória Magalhães Quireze, Universidade Católica de Goiás

Medicina, PUC GO-Pontifícia Universidade Católica de Goiás. orcid: https://orcid.org/0009-0000-7006-9909.

Dayana Elizabeth da Silva Lima, Faculdade Integrada Tiradentes - FITS

Medicina, Faculdade Integrada Tiradentes - FITS, Piedade. orcid: https://orcid.org/0009-0005-8235-6370  

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Publicado

2023-04-29

Como Citar

Bonfim, L. N., Silva, T. P. da, Cananosque Neto, H., Souza, Érica M. M. de, Ferreira, R. O., Souza, C. R. da S., … Lima, D. E. da S. (2023). QUALIDADE NO ATENDIMENTO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 371–381. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9180