QUALIDADE NO ATENDIMENTO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

  • Laiane Nunes Bonfim Faculdade UNINASSAU
  • Tânia Pereira da Silva Universidade de Gurupi - UNING
  • Henrique Cananosque Neto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Érica Motta Moreira de Souza Universidade Iguaçu- UNIG
  • Rafaela Oliveira Ferreira Universidade Estácio de Sá
  • Cássia Rozária da Silva Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Krycia Renata da Rocha Conceição Universidade federal do Tocantins
  • Vitória Magalhães Quireze Universidade Católica de Goiás
  • Dayana Elizabeth da Silva Lima Faculdade Integrada Tiradentes - FITS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9180

Palabras clave:

Atenção primaria. Acolhimento. Relação Profissional-Paciente. Humanização da assistência. Qualidade da Assistência.

Resumen

A Política Nacional de Atenção Básica vem de modo a assegurar o acesso e o acolhimento, onde a equipe da unidade deve receber e ouvir a comunidade, acolher, escutar e oferecer uma resposta positiva, diminuir danos e sofrimentos desta, reconhecer a corresponsabilidade do cuidar e assim tornar os sujeitos protagonistas na melhoria da qualidade da saúde. Nessa perspectiva, objetiva-se analisar a qualidade no atendimento das unidades básicas de saúde através de dados e informações obtidas em revisão literária. trata-se de um estudo de revisão sistemática de literatura, caracterizado por uma integração interpretativa dos resultados de estudos qualitativos, nas seguintes bases de dados: BDENF, Google Acadêmico, SCIELO, LILACS, coleciona SUS e MEDLINE. A pesquisa realizada identificou 20 artigos nas bases de dados. Para um atendimento de qualidade a relação entre profissional-usuário será essencial para concretizar o atendimento. um ponto semelhante abordado nos estudos é sobre acolhimento. Este é destacado como a principal ferramenta para a ampliação do acesso e promoção da melhoria na qualidade. O estudo evidenciou que há divergência sobre a orientação dos serviços de Atenção Primária quando analisada na perspectiva dos profissionais e dos usuários. Dessa forma, além da necessidade constante de qualificação profissional das equipes de saúde, as unidades precisam também funcionar em conformidade com as necessidades dos usuários.

Biografía del autor/a

Laiane Nunes Bonfim, Faculdade UNINASSAU

Enfermeira, Faculdade uninassau Petrolina,  https://orcid.org/0000-0003-1976-9234 

Tânia Pereira da Silva, Universidade de Gurupi - UNING

Medicina, Universidade de Gurupi - UNING, https://orcid.org/0000-0002-8351-6517 

Henrique Cananosque Neto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Psicólogo e professor, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus de Bauru/SP -Orcid:  https://orcid.org/0009-0006-8783-5984  

Érica Motta Moreira de Souza, Universidade Iguaçu- UNIG

Enfermagem, Universidade Iguaçu (UNIG) Nova Iguaçu RJ -  https://orcid.org/0000-0002-8611-2892.

Rafaela Oliveira Ferreira, Universidade Estácio de Sá

Farmacêutica, Pós-graduanda em Saúde da Família, pela Universidade Estácio de Sá - Orcid: https://orcid.org/0009-0004-9317-0347. 

Cássia Rozária da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora, pela Universidade Federal de Santa Catarina. orcid:  https://orcid.org/0000-0001-9790-3713 

Krycia Renata da Rocha Conceição, Universidade federal do Tocantins

Educação física pela Universidade federal do Tocantins. Orcid:  https://orcid.org/0009-0007-9541-4669 

Vitória Magalhães Quireze, Universidade Católica de Goiás

Medicina, PUC GO-Pontifícia Universidade Católica de Goiás. orcid: https://orcid.org/0009-0000-7006-9909.

Dayana Elizabeth da Silva Lima, Faculdade Integrada Tiradentes - FITS

Medicina, Faculdade Integrada Tiradentes - FITS, Piedade. orcid: https://orcid.org/0009-0005-8235-6370  

Publicado

2023-04-29

Cómo citar

Bonfim, L. N., Silva, T. P. da, Cananosque Neto, H., Souza, Érica M. M. de, Ferreira, R. O., Souza, C. R. da S., … Lima, D. E. da S. (2023). QUALIDADE NO ATENDIMENTO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 371–381. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9180