QUALIDADE NO ATENDIMENTO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9180Palabras clave:
Atenção primaria. Acolhimento. Relação Profissional-Paciente. Humanização da assistência. Qualidade da Assistência.Resumen
A Política Nacional de Atenção Básica vem de modo a assegurar o acesso e o acolhimento, onde a equipe da unidade deve receber e ouvir a comunidade, acolher, escutar e oferecer uma resposta positiva, diminuir danos e sofrimentos desta, reconhecer a corresponsabilidade do cuidar e assim tornar os sujeitos protagonistas na melhoria da qualidade da saúde. Nessa perspectiva, objetiva-se analisar a qualidade no atendimento das unidades básicas de saúde através de dados e informações obtidas em revisão literária. trata-se de um estudo de revisão sistemática de literatura, caracterizado por uma integração interpretativa dos resultados de estudos qualitativos, nas seguintes bases de dados: BDENF, Google Acadêmico, SCIELO, LILACS, coleciona SUS e MEDLINE. A pesquisa realizada identificou 20 artigos nas bases de dados. Para um atendimento de qualidade a relação entre profissional-usuário será essencial para concretizar o atendimento. um ponto semelhante abordado nos estudos é sobre acolhimento. Este é destacado como a principal ferramenta para a ampliação do acesso e promoção da melhoria na qualidade. O estudo evidenciou que há divergência sobre a orientação dos serviços de Atenção Primária quando analisada na perspectiva dos profissionais e dos usuários. Dessa forma, além da necessidade constante de qualificação profissional das equipes de saúde, as unidades precisam também funcionar em conformidade com as necessidades dos usuários.
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