SOCIEDADE E REFORMA AGRÁRIA: UMA ANÁLISE DOS TRAÇOS DISTINTOS DA SITUAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR DE MORADORES DA COMUNIDADE SÃO JORGE, SANTARÉM-PA

Autores

  • Edrely Ferreira Calderaro Federal de Educação do Pará
  • Fabiana Priscila Palheta Duarte Federal de Educação do Pará
  • Liliane Bernardes Batista de Farias Federal de Educação do Pará
  • Silvânia Carvalho do Carmo Federal de Educação do Pará
  • Cleidison da Silva Santos Instituto Federal de educação do Pará
  • Arlon Frascisco Carvalho Martins Instituto Federal de educação do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8957

Palavras-chave:

Agricultura. Família. Sociedade e reforma agraria.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar a percepção dos moradores e alunos da comunidade São Jorge, Santarém – Pa sobre agricultura familiar e reforma agrária.  A importância da agricultura familiar para uma comunidade não é só para o sustento financeiro, mas o sustento alimentar em vitaminas e proteínas para a população, na qualidade vida pois não há o uso de agrotóxico e na garantia segurança alimentar e nutricional da população. Assim emergiu a necessidade de pensar em uma agricultura familiar em coletivo com a comunidade e escola em uma perspectiva de valorização do próprio espaço (território). A análise dos dados da pesquisa de campo qualiquantitativo remete na situação na agricultura familiar da Comunidade São Jorge, Rodovia Curuaúna km 30, planalto de Santarém PA; com total de 34 pessoas, moradores na comunidade, sendo 13 alunas com idade de 13 a 16 anos, 15 alunos com idade de 13 a 17 anos,  da Escola Municipal São Jorge; 06 moradores da comunidade, sendo 03 mulheres na idade de 33 a 70 anos e 03 homens na idade de 20 a 50 anos. Os resultados revelaram a necessidade de uma ação voltada para valorizar a agricultura familiar, mesmo sendo aquela plantação no fundo do quintal dos moradores, para quando houver uma necessidade de uso da hortaliça, não dependam de comprar.

Biografia do Autor

Edrely Ferreira Calderaro, Federal de Educação do Pará

Graduanda em Licenciatura em letras Português-inglês com ênfase em educação do campo do Instituto Federal de Educação do Pará, campus Santarém.

Fabiana Priscila Palheta Duarte, Federal de Educação do Pará

Graduanda em Licenciatura em letras Português-inglês com ênfase em educação do campo do Instituto Federal de Educação do Pará, campus Santarém. 

Liliane Bernardes Batista de Farias, Federal de Educação do Pará

Graduanda em Licenciatura em letras Português-inglês com ênfase em educação do campo do Instituto Federal de Educação do Pará, campus Santarém. 

Silvânia Carvalho do Carmo, Federal de Educação do Pará

Graduanda em Licenciatura em letras Português-inglês com ênfase em educação do campo do Instituto Federal de Educação do Pará, campus Santarém.

Cleidison da Silva Santos, Instituto Federal de educação do Pará

Doutor em Educação -UNR, professor do Instituto Federal de educação do Pará.

Arlon Frascisco Carvalho Martins, Instituto Federal de educação do Pará

Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, professor do Instituto Federal de educação do Pará. 

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

Calderaro, E. F. ., Duarte, F. P. P. ., Farias, L. B. B. de ., Carmo, S. C. do ., Santos, C. da S. ., & Martins, A. F. C. . (2023). SOCIEDADE E REFORMA AGRÁRIA: UMA ANÁLISE DOS TRAÇOS DISTINTOS DA SITUAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR DE MORADORES DA COMUNIDADE SÃO JORGE, SANTARÉM-PA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1443–1451. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8957