CRIANÇA E INFÂNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PESQUISA COM PROFESSORAS DE NOVA PALMA/RS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8947Palavras-chave:
Brincar. Infância. Educação Infantil. Formação de professores.Resumo
Esse trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Pedagogia Diurno da Universidade Federal de Santa Maria tem por tema a criança e a infância. O objetivo geral da pesquisa é compreender o lugar da brincadeira concebida por algumas professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Nova Palma/RS. Para responder essas questões se fez necessário à análise de respostas obtidas na distribuição de um questionário para professoras do 1° e 2° ano dos anos iniciais de uma escola municipal de Nova Palma/RS. Mediante as respostas constatou-se que elas têm a consciência da importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, a importância de se respeitar a criança como um ser social, considerando a criança como criança e suas individualidades. Em contrapartida, percebe-se que a maioria das vezes ocorre rupturas na transição da educação Infantil para o ensino fundamental, onde passa a diminuir o direito do brincar, ou seja, o maior tempo é concebido às atividades de leitura, a escrita e a matemática. Por isso faz-se necessário discutir com pais, professores e instituições a ponto de chegar em um consenso sobre o quanto é importante a valorização do brincar, a criação de práticas escolares que valorizem os primeiros anos de escolarização, considerando o tempo de cada criança, e o envolvimento efetivo das mesmas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY