OS JOGOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS PARA A APRENDIZAGEM EM DIREITOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8821Palavras-chave:
Jogos. Digitais. Ferramentas. Aprendizagem. Direito. Humanos.Resumo
Educação em Direitos Humanos é uma temática essencial, principalmente, na atualidade, que deve fazer parte do currículo da educação brasileira de forma continua. Neste sentido, o presente artigo apresenta como objetivo principal pensar possibilidades de utilização dos jogos digitais/gameficação como ferramenta na dinâmica do processo de ensino e aprendizagem em Direitos Humanos, direcionados a alunos, em especial, do ensino médio. Adotou como metodologia a pesquisa bibliográfica documental sobre jogos como ferramenta na discussão de temas relativos aos direitos humanos. Concluiu que embora haja poucos estudos sobre a temática, os games são apontados como ferramentas que despertam a curiosidade e melhoram a compressão dos alunos sobre conteúdos de Direitos Humanos, portanto, facilitando o processo de ensino-aprendizagem, devido ao seu caráter lúdico, que promove a motivação e o engajamento do jogador (aluno) nas dinâmicas apresentadas pelo game. Neste sentido, dentre as principais temáticas em Direitos humanos, destaca-se a ética, o meio ambiente, o respeito à liberdade e a diversidade e outros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY