O BRASIL À DERIVA: PRECISAMOS FALAR DE DESENVOLVIMENTISMO

Autores

  • Donato César Almeida Teixeira Instituto Brasileiro de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8727

Palavras-chave:

Desenvolvimentismo. Constituição dirigente. Elites dominantes. Injustiça social. Modelo econômico.

Resumo

O presente trabalho propõe a retomada do debate sobre o desenvolvimentismo como modelo econômico apto a mitigar as injustiças sociais. O objetivo central do trabalho foi responder à pergunta: “por que o Brasil precisa de um projeto nacional de desenvolvimento?”. Adotou-se como método de pesquisa a revisão bibliográfica e a abordagem hipotético-dedutiva. Os objetivos específicos do trabalho foram: entender a relação entre o dirigismo constitucional com a manutenção do subdesenvolvimento pelas elites hegemônicas porque isso prejudica tanto o País. Conclui-se que os objetivos da Constituição da República poderiam ser mais facilmente alcançados mediante mudança no modelo econômico e implementação de políticas públicas de geração de emprego e renda pelo Estado.

Biografia do Autor

Donato César Almeida Teixeira, Instituto Brasileiro de Ensino

Advogado, Procurador Jurídico da Câmara Municipal de Mococa/SP, pós-graduado em Direito Administrativo pela Universidade Estácio, mestrando em Direito, Estado e Justiça pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa de São Paulo. 

 

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Teixeira, D. C. A. . (2023). O BRASIL À DERIVA: PRECISAMOS FALAR DE DESENVOLVIMENTISMO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 159–175. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8727