O MAPEAMENTO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE ENSINO: UMA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8518Palavras-chave:
Educação. Matemática. Ensino. Mapeamento. Modelagem. Matemática.Resumo
Este trabalho teve como objetivo apresentar e analisar as publicações científicas no Brasil, no que diz respeito a tendência pedagógica de Modelagem Matemática na Educação Matemática. Para a realização da pesquisa utilizou-se a Plataforma de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Os artigos selecionados para análise estão caracterizados pelos qualis A1, A2, B1, B2 e B3, na qual a área de avaliação é o Ensino. Tal investigação caracteriza-se como um processo de refinação, recuperando quarenta e cinco artigos, nos quais apenas dez serviam para o que se pretendeu investigar. O seguinte estudo recuperou um total de dez periódicos, apresentando atividades em diversos níveis escolares. Diferentes pesquisas apresentaram a modelagem de um modo geral, enfatizando suas vantagens e dificuldades de se trabalhar. Tal mapeamento restringiu-se apenas durante o quadriênio 2015-2018. Os artigos estudados obtiveram resultados satisfatórios com as suas pesquisas, destacando a importância de se trabalhar com a Modelagem Matemática. Ressalta-se, porém, que existem algumas dificuldades encontradas na aplicação desse tipo de metodologia. Com isso, consideram-se necessários novos estudos nesta temática para poderem discutir a Modelagem Matemática e as suas influências no ensino de Matemática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY