ESTUDO COMPARATIVO DE VEDAÇÃO ENTRE UMA PAREDE UTILIZANDO O MÉTODO LIGHT STEEL FRAMING E A ALVENARIA CONVENCIONAL

Autores

  • Luiz Henrique de Brito Marcomini Libertas - Faculdades Integradas
  • Luiza Ignez Mollica Marotta Libertas - Faculdades Integradas
  • Darlan Einstein do Livramento Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado
  • Igor Rafael Buttignol de Oliveira Universidade Federal de Alfenas
  • Gustavo Soares Santos Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8470

Palavras-chave:

Vedação vertical. Estrutura metálica. Alvenaria Convencional. Custo-benefício.

Resumo

O setor da construção civil vem passando por uma crescente significativa, principalmente nesses últimos anos. No entanto, mesmo com este crescimento, no Brasil os métodos de construção continuam imutáveis, utilizando-se da alvenaria convencional, por exemplo. Esse método construtivo apesar de muito perdurável, possui alguns pontos negativos como: a demanda de grande tempo de execução de obra, geração considerável de resíduos, custos elevados de materiais, um peso estrutural elevado, entre outros. O presente trabalho tem como objetivo apresentar o método de construção Light Steel Framing, comparando-o com a alvenaria convencional, apresentando análises entre custo benefício, tempo de execução, modo de execução, e assim fazer uma comparação entre ambos. Como resultado conclui se apesar de o Light Steel Framing ser mais rápido de ser executado, o valor final de construção é muito elevado em comparação a alvenaria convencional, tornando assim um modelo de construção inviável economicamente em território nacional. Principalmente devido ao alto custo do aço galvanizado.

Biografia do Autor

Luiz Henrique de Brito Marcomini, Libertas - Faculdades Integradas

Engenheiro Civil Faculdade: Libertas - Faculdades Integradas.

Luiza Ignez Mollica Marotta, Libertas - Faculdades Integradas

Engenharia Ambiental e Sanitarista (- Universidade de Taubaté) Engenharia Civil (UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais). Pós-graduação em Saúde e Segurança do Trabalho (AVM Faculdade Integrada). Pós-graduação em Engenharia de Estruturas de Concreto Armado (Faculdade Única de Ipatinga) Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UEMG – unidade Passos) Faculdade: Libertas - Faculdades Integradas.

Darlan Einstein do Livramento, Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado

Eng. Agrônomo. Mestre e Doutor pela UFLA em Agronomia/Fisiologia Vegetal. Professor do Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado, MG. Coordenador de Pesquisa. Pós-graduação e Extensão. 

Igor Rafael Buttignol de Oliveira, Universidade Federal de Alfenas

Mestrado ciência e engenharia de materiais. Faculdade: Universidade Federal de Alfenas.

Gustavo Soares Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Engenheiro civil e mestrando em Engenharia de materiais Faculdade: Universidade do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Marcomini, L. H. de B. ., Marotta, L. I. M. ., Livramento, D. E. do ., Oliveira, I. R. B. de ., & Santos, G. S. . (2023). ESTUDO COMPARATIVO DE VEDAÇÃO ENTRE UMA PAREDE UTILIZANDO O MÉTODO LIGHT STEEL FRAMING E A ALVENARIA CONVENCIONAL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 330–345. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8470