A NARRATIVA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ORAL E VISUAL DE CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR-B
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8309Palavras-chave:
Aquisição da linguagem. Narrativa. Alunos Pré-Escolar-B.Resumo
Este trabalho tem como objetivo observar em que estágio do processo de aquisição da narrativa duas crianças matriculadas no Pré-Escolar-B se encontram e se há diferenças quanto ao nível de desenvolvimento do aprendizado desse tipo de texto ao se expressarem por meio das linguagens visual e oral. Baseados em teorias de Chomsky (1998), Piaget (1975), Vygotsky (1984), Alves (2010) e Garcia (1998), a análise das versões oral e visual da reprodução do conto Chapeuzinho Vermelho feita por dois alunos evidenciou que há diferenças entre os níveis de desenvolvimento de cada um. O Aluno 01 apresenta apresentou melhor desempenho na sua (re)construção oral da narrativa que lhe foi apresentada e, de igual modo, na sua versão visual; o Aluno 02, no que lhe concerne, embora tenha apresentado todos os elementos essenciais à narração, foi mais sucinto na sua produção oral, apresentando melhor desempenho e maior detalhamento na versão visual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY