METODOLOGIAS ATIVAS PARA LEITURAS INTERTEXTUAIS DE OBRAS DE TARSILA DO AMARAL

Autores

  • Sirleide da Silva Rodrigues Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8284

Palavras-chave:

Literatura. Metodologia Ativa. Artes literárias. Intertextualidade

Resumo

É um artigo que refere a uma aplicação de um projeto voltado para Língua Portuguesa ou literatura no Ensino Médio em uma escola estadual do estado de Pernambuco, Brasil. Nesse projeto foram realizadas pesquisas iniciais para aplicação da oficina literária. Na aplicação foi colocada a literatura e pintura a obra Abaporu e Operários de Tarsila do Amaral na intertextualidade, por meio dela permite uma ampliação do sentido, na medida em que cria novas possibilidades. Além disso, ela foi utilizada para melhorar uma explicação, apresentar uma crítica diante das respectivas pinturas, com objetivo de ler, compreender obras de artes literárias e intertextualidade. Ademais, foram utilizadas metodologias ativas, fazendo o uso de aplicativo Padlet em que os alunos colocaram suas percepções e com uso da Gamificação pelo software Kahoot com questões do tema, em que foi dividida a turma em dois grupos (grupo A e B) para responder às questões disponibilizadas por link do aplicativo e o PIN de acesso das perguntas. Portanto, realizado o sorteio para definir os componentes dos dois grupos, determinando o grupo ganhador o que fez maior pontuação de acertos. Com os resultados do projeto aplicado, possibilitou entender a importância do uso de tecnologias digitais em metodologias ativas no ensino.

Biografia do Autor

Sirleide da Silva Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE

Graduação, Licenciatura em Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE. https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=789BADF35A05861F87803F6CE1D9330F# 

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Rodrigues, S. da S. . (2023). METODOLOGIAS ATIVAS PARA LEITURAS INTERTEXTUAIS DE OBRAS DE TARSILA DO AMARAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 649–657. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8284