AVIFAUNA ASSOCIADA A UMA ESTRADA VICINAL NO INTERIOR DO ESTADO DO AMAPÁ

Autores

  • Lucas Silva Santos Júnior Instituto Federal do Amapá
  • Mauricio Souza dos Santos Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8077

Palavras-chave:

Aves. Estradas. Ecologia.

Resumo

O estudo busco identificar, caracterizar e comparar as comunidades ornitológicas que habitam o entorno da Estrada do Taperebá, localizada entre os municípios de Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari, Estado do Amapá, os trabalhos de campo foram realizados nos anos de 2018 e 2020. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam contribuir e servir como fonte de dados e informações para a preservação da avifauna local. Com um total de 28 dias de atividades de campo foram realizados um total de 882 registros, que identificaram 41 espécies de aves distribuídas em 10 ordens e 19 famílias. A ordem com maior número de composição de espécies foi a Passeriforme. A curva de acumulação de espécies observadas (Sobs) apresentou estabilidade, demonstrando que o esforço empregado no estudo foi satisfatório. Os dados coletados indicaram que além dos efeitos das bordas gerados, a dinâmica de tráfego de veículos na Estrada do Taperebá tendeu a alterar a composição de espécies e a estrutura das comunidades de aves.

Biografia do Autor

Lucas Silva Santos Júnior, Instituto Federal do Amapá

Biólogo Especialista em Ecologia e Biodiversidade – Faculdade Única. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica – Instituto Federal do Amapá.

Mauricio Souza dos Santos, Universidade Federal do Amapá

Biólogo Especialista em Zoologia – Faculdade Única. Mestrando em Desenvolvimento Regional – Universidade Federal do Amapá. 

Downloads

Publicado

2023-01-05

Como Citar

Santos Júnior, L. S. ., & Santos, M. S. dos . (2023). AVIFAUNA ASSOCIADA A UMA ESTRADA VICINAL NO INTERIOR DO ESTADO DO AMAPÁ . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(12), 778–790. https://doi.org/10.51891/rease.v8i12.8077