SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE: ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AS DEMANDAS DE HEMODIÁLISE

Autores

  • Mara Cristina do Nascimento Castro Centro Universitário Luterano de Santarém- PA
  • Lorena Guimarães Ferreira Honorato Centro Universitário Luterano de Santarém- PA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7940

Palavras-chave:

Doença Renal Crônica. Saúde. Serviço Social.

Resumo

Neste artigo será apresentado o processo saúde-doença que é uma expressão da questão social, reflexo do modo de produção vigente na sociedade. Com o objetivo de identificar a contribuição do trabalho do assistente social para que se efetive a atenção integral nos atendimentos aos usuários com doenças renais crônicas submetidos à terapia renal substitutiva. Como qualquer, o paciente com problemas renais perpassa por dificuldades em viárias esferas que envolvem o biológico, psicológico e o social do paciente, pois nesse contexto, a intervenção prática do assistente social se faz presente e necessária. Trata- se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. O Serviço Social é muito importante para a melhoria das condições de vida do usuário com Doença Renal Crônica, visto que o seu processo de adoecimento, as exigências do tratamento e as alterações em sua vida cotidiana, envolvem procedimentos relacionados a fatores sociais, que não são realizados por nenhum profissional de saúde, a não ser pelo assistente social.

Biografia do Autor

Mara Cristina do Nascimento Castro, Centro Universitário Luterano de Santarém- PA

Acadêmica do bacharelado em Serviço Social – CEULS/ULBRA. 

Lorena Guimarães Ferreira Honorato, Centro Universitário Luterano de Santarém- PA

Mestra em Promoção de Saúde – Universidade Adventista de São Paulo- UNASP- Docente e graduada pela Centro Universitário Luterano de Santarém- CEULS/ ULBRA

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Castro, M. C. do N. ., & Honorato, L. G. F. . (2022). SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE: ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AS DEMANDAS DE HEMODIÁLISE . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 3092–3110. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7940