A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Adriano Bismark da Silva Lucas Faculdade Rolim de Moura-FAROL
  • Carla Maria de Barros Loureiro Reis FACIPAN-Faculdade do Instituto Panamericano
  • Eneida Teixeira de Castro Faculdade São Vicente – FASVIPA
  • Giovana Teixeira Duarte Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Inara Regina Inara Regina Amiki Nossa Senhora de Fátima
  • Isabel Silva Magalhães INVEST
  • Juliane da Mata Nascimento Universidade Pitágoras Unopar Anhaguera
  • Rosimeire dos Santos Pereira Meira Faculdade das Águas Emendadas em Planaltina
  • Tatiane Miranda de Arruda Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7859

Palavras-chave:

Educação Infantil. Música. Recurso Didático. Práticas Pedagógicas.

Resumo

As músicas podem ser trabalhadas conjuntamente com as brincadeiras no processo de ensino-aprendizagem, ampliando oportunidades de ação e expressão das crianças na educação infantil. O processo de ensino-aprendizagem se apresenta como um espaço de contato das crianças com a música, contribuindo para a aprendizagem delas e o seu desenvolvimento de habilidades e competências delas. O objetivo geral deste estudo é discutir o trabalho com a música nas estratégias de ensino da educação infantil. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica. A relevância deste estudo se embasa na importância de os professores buscarem novos caminhos das práticas pedagógicas da educação infantil, apoiados pela utilização de recursos didáticos alinhados com o cotidiano das crianças. A aprendizagem musical possibilita a construção de uma sociedade que respeita a criatividade e o processo artístico. No processo de ensino-aprendizagem, a música contribui no desenvolvimento das áreas afetiva, cognitiva, linguística e psicomotora das crianças.

Biografia do Autor

Adriano Bismark da Silva Lucas, Faculdade Rolim de Moura-FAROL

Pós-graduado em Gestão Escolar pela Faculdade Rolim de Moura-FAROL. 

Carla Maria de Barros Loureiro Reis, FACIPAN-Faculdade do Instituto Panamericano

Pós-graduado em Latu Sensu em Psicopedagogia pela FACIPAN-Faculdade do Instituto Panamericano. Licenciatura Plena em Pedagogia pela UNAR-Centro Universitário de Araras. 

Eneida Teixeira de Castro, Faculdade São Vicente – FASVIPA

Licenciada em Pedagogia, pela Faculdade São Vicente – FASVIPA, 2019. Pós-graduada em Atendimento Educacional Especializado, pela Faculdade São Luís, 2020. 

Giovana Teixeira Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Mestrado em Estudos Linguísticos pela UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso. Licenciatura Plena em Letras/Literatura pela UFMT-Universidade Federal de Mato Grosso. 

Inara Regina Inara Regina Amiki , Nossa Senhora de Fátima

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Nossa Senhora de Fátima.

Isabel Silva Magalhães , INVEST

Pós-graduado em Psicopedagogia pela Invest. Licenciatura em Pedagogia pela Invest. 

Juliane da Mata Nascimento, Universidade Pitágoras Unopar Anhaguera

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar Anhaguera. 

Rosimeire dos Santos Pereira Meira, Faculdade das Águas Emendadas em Planaltina

Pós-graduado em Educação Especial-AEE pela Faculdade das Águas Emendadas em Planaltina-Distrito Federal. Graduada em Pedagogia pela UFMT-Universidade Federal de Mato Grosso.

Tatiane Miranda de Arruda, Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão

Pós-graduado em Educação Especial e Inclusão Social pela Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão. Graduada em Pedagogia pela UFMT-Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Lucas, A. B. da S. ., Reis, C. M. de B. L. ., Castro, E. T. de ., Duarte, G. T. ., Inara Regina Amiki , I. R. ., Magalhães , I. S. ., … Arruda, T. M. de . (2022). A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 2677–2687. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7859