O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE TEÓRICA DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7548Palavras-chave:
Isolamento social. Ensino remoto. Tecnologias digitais. Práticas pedagógicas. Educação básica.Resumo
Esse artigo buscou analisar o uso das tecnologias digitais na educação considerando a instituição de ensino remoto emergencial analisando os impactos na prática docente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, ancorada nos pressupostos de Bortoni-Ricardo (2008). A literatura abordada evidencia que o desenvolvimento das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) ocasionaram mudanças em domínios da atividade humana impactando aspectos da organização social. No âmbito educacional a suspensão das aulas presencias e a instituição do ensino remoto que, conforme a legislação, pode ou não ser mediado pelas tecnologias digitais, possuem impactos na forma de lidar com o conhecimento. Constata-se, ainda, que a utilização de tecnologias digitais no ensino remoto emergencial deflagra questões para reflexão e análise, evidenciando que o uso da tecnologia digital é perpassada por desafios, como as desigualdades sociais na qual destaca-se a precarização do acesso à internet, condições relacionadas aos aspectos socioeconômicos, impactando as oportunidades em relação à continuidade das aulas e processo de aprendizagem; a formação profissional que, revelou a necessidade de reflexão sobre as metodologias de ensino e aprendizagem, sobre formas de ensinar e aprender que leva, inevitavelmente a um movimento de ressignificação dos processos e práticas pedagógicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY