VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SONHO OU REALIDADE?

Autores

  • Adnei da Silva Seixas Santos Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT
  • Adriana Maria Seixas de Aquino Faculdade Educacional da Lapa- FAEL
  • Maria Natalina Marques Instituto Cuiabano de Educação- ICE
  • Rosidete Conceição da Silva Gaudêncio Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7227

Palavras-chave:

Educação Infantil. Valorização e Práticas de Ensino.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar quais são as dificuldades de um grupo de professores que atuam na educação infantil, o que condiz a valorização e desvalorização profissional. A educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, ela deve proporcionar para a criança um conhecimento de mundo que faça sentido para sua vida. Os profissionais que atuam nessa área de acordo com a proposta pedagógica, deve ter formação superior em licenciatura plena, sendo pedagogo ou professor nessa condição que permeia as divergências relacionadas às funções desses profissionais, pois atuam como professores sob nomenclatura TDI’s com menor salário, mais atribuições como educar e cuidar. O objetivo deste elaborado foi com as pesquisas sob estudo de caso de cunho qualitativo contribuindo para melhor compreensão dos fenômenos individuais dos processos educacionais e políticos da sociedade, pois sobre essa apresentação, as pesquisas fazem emergir aspectos subjetivos, atingindo motivações inconscientes e espontaneamente as informações coletadas e analisadas. Onde foi investigado a valorização/desvalorização do profissional que atua na Educação Infantil, pontuando pautas pertinentes relacionados a insatisfação em suas funções atribuídas.

Biografia do Autor

Adnei da Silva Seixas Santos, Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

Licenciatura em Pedagogia para a Educação Infantil. Ano 2010. Promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso. UFMT. Especialista em Docência na Educação Infantil. Ano 2016. Promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT. adnei.seixas@hotmail.com.

Adriana Maria Seixas de Aquino, Faculdade Educacional da Lapa- FAEL

Licenciatura Plena em Pedagogia Ano 2019. Promovida pela FAEL adrianaseixasfi@hotmail.com.

Maria Natalina Marques, Instituto Cuiabano de Educação- ICE

Licenciatura Plena em Pedagogia. Ano 2013. Promovida pela Instituto Cuiabano de Educação.ICE. Especialista em Educação Infantil. Ano2016. Promovida pela Instituto Cuiabano de Educação.ICE. natymarques32@hotmail.com

Rosidete Conceição da Silva Gaudêncio, Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT

Licenciatura Plena em Pedagogia. Ano 2010 Promovida pela pelo Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondom). Especialista em Docência na Educação Infantil. Ano 2015. Promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso.UFMT. Especialista em Educação das Relações Étnicos Raciais no Contexto da Educação de Jovens Adultos. Ano 2016. Promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso.UFMT. Especialista em Informática na Educação 2019. Promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso. UFMT. E-mail: rosidetesilva40@gmail.com

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

Santos, A. da S. S. ., Aquino, A. M. S. de ., Marques, M. N. ., & Gaudêncio, R. C. da S. . (2022). VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SONHO OU REALIDADE?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1223–1245. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7227