A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA O DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM INCLUSIVO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6937Palavras-chave:
Ludicidade. Ensino-aprendizagem. Dificuldade de aprendizagem. Trabalho inclusivo.Resumo
Jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois estão presentes na humanidade desde o seu início. O presente artigo através de pesquisas bibliográficas tem o objetivo de ressaltar a importância da ludicidade para a inclusão no processo de ensino aprendizado no trabalho do educador. A atividade lúdica fornece ao educador subsídios sobre os esquemas que organizam e integram o conhecimento num nível representativo. O educador no trabalho com a inclusão utiliza o jogo diferentemente dos demais profissionais, porque o vê como uma técnica que permite a articulação de aspectos objetivos e subjetivos, necessários para que a aprendizagem aconteça quebrando as barreiras. O lúdico é um mecanismo estratégico de desenvolvimento da aprendizagem, pois propicia o envolvimento do sujeito aprendente e possibilita a apropriação significativa do conhecimento. O olhar do educador sobre a criança especial deve ser intrigado, pois se as condições para a aprendizagem estão estabelecidas em todos os seres humanos, mas que a pesar de suas limitações há um motivo para que isso aconteça e precisa ser investigado e desvendado, como a ludicidade é um forte atrativo para que os indivíduos se motivem na busca de uma aprendizagem prazerosa, então, temos os jogos e brincadeiras como aliados nesta tarefa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY