A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Antonia Rosa Sobral Faculdade das Águas Emendadas – FAE
  • Danielle Aparecida dos Santos Queiroz Faculdade Afirmativo
  • Greicy Regina da Costa Souza Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais
  • Miriam Arruda de Souza Faculdade das Águas Emendadas - FAE
  • Nelise Maria Oliveira de Melo UNIDERP
  • Rosângela Maria Ferreira de Sousa Faculdade de Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6217

Palabras clave:

Formação de Professores. Formação Inicial e Continuada. Educação Infantil.

Resumen

Esse trabalho envolve a formação de professores para atuar na educação infantil. Faz um breve resgate histórico das instituições de educação infantil no Brasil e analisa sua expansão ao longo dos anos, apresenta as leis e constituições que envolvem esses espaços e discute o conceito de infância ao longo do tempo. A questão de pesquisa foi: "Os professores que atuam na educação infantil estão devidamente capacitados para atuar nesta etapa da educação?". Seu objetivo é reconhecer a formação de professores que atuam na educação infantil, suas concepções de formação de professores e educação infantil. Constatou-se que os professores possuem a formação mínima exigida para atuar na educação infantil, licenciatura em pedagogia, mas não fizeram cursos de formação continuada para aprofundar seus conhecimentos.

Biografía del autor/a

Antonia Rosa Sobral, Faculdade das Águas Emendadas – FAE

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL, Especialista em Educação Infantil e Letramento pela Faculdade das Águas Emendadas – FAE.

Danielle Aparecida dos Santos Queiroz, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – FACEL, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Afirmativo.

Greicy Regina da Costa Souza, Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil pela IESMIG – Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais.

Miriam Arruda de Souza, Faculdade das Águas Emendadas - FAE

Graduada em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil e Especial pela Faculdade das Águas Emendadas - FAE.

Nelise Maria Oliveira de Melo, UNIDERP

Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera – UNIDERP, Especialista em Educação Infantil com  Ênfase na Educação Especial.

Rosângela Maria Ferreira de Sousa, Faculdade de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Cuiabá.

 

Publicado

2022-07-18

Cómo citar

Sobral, A. R. ., Queiroz, D. A. dos S. ., Souza, G. R. da C. ., Souza, M. A. de ., Melo, N. M. O. de ., & Sousa, R. M. F. de . (2022). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1939–1951. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6217