A REVITIMIZAÇÃO DAS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PSICOLÓGICA FRENTE ÀS INTERNAÇÕES PSIQUIÁTRICAS INVOLUNTÁRIAS PROLONGADAS: UM CASE ILUSTRATIVO

Autores

  • Ana Flávia Américo Barbosa Faculdade Signorelli
  • Valéria Maria Pinheiro Montenegro Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6183

Palavras-chave:

Violência doméstica. Violência psicológica. Revitimização.

Resumo

O presente artigo trata sobre uma reflexão acerca das mulheres em situação de violência doméstica psicológica, que sofrem as suas consequências traumáticas, com vários prejuízos para a sua saúde mental e logo após são internadas involuntariamente para tratar desses mesmos problemas. Assim elas são vítimas da violência psicológica familiar duas vezes, sofrendo uma revitimização. Far-se-á no presente artigo um case ilustrativo para exemplificar a situação descrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Américo Barbosa, Faculdade Signorelli

Graduada pela Universidade Federal do Maranhão. Advogada desde 2003. Pesquisadora nas áreas de Sociologia Jurídica, Direito e Processo Penal e Direito Médico. Pós-graduada pela Faculdade Signorelli em Direito Constitucional. Ex-servidora do Tribunal do Justiça do Pará.

Valéria Maria Pinheiro Montenegro, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Filosofia e Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do departamento da Universidade Federal do Maranhão desde a década de 80. Já ocupou os cargos de chefe de Departamento e Coordenadora de curso por diversas vezes ao longo deste tempo e leciona a disciplina de Sociologia Jurídica como catedrática daquela Universidade. Possui como publicação relevante seu livro de Filosofia Poética “Porcelana Chinesa” e foi orientadora de diversos trabalhos de graduação.  

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Barbosa, A. F. A. ., & Montenegro, V. M. P. . (2022). A REVITIMIZAÇÃO DAS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PSICOLÓGICA FRENTE ÀS INTERNAÇÕES PSIQUIÁTRICAS INVOLUNTÁRIAS PROLONGADAS: UM CASE ILUSTRATIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 410–423. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6183