A RELAÇÃO DO GENE APC COM O CÂNCER COLORRETAL

Autores

  • Anderson Nunes de Matos Junior Universidade de Vassouras
  • Felipe Teixeira Freitas Universidade de Vassouras
  • Juliana Lopes Dias Universidade de Vassouras
  • Adriana Rodrigues Ferraz Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5975

Palavras-chave:

Neoplasias colorretais. Biomarcadores tumorais. Genes APC. Polipose intestinal.

Resumo

O câncer colorretal ocorre de forma esporádica (85%)  e genética (15%), sendo que, principalmente a genética tem ligação com a mutação do gene APC, causador da polipose adenomatosa familiar. Nesse caso formam-se pólipos que se não forem ressecadas dão origem a neoplasia colorretal, com sintomas principalmente na terceira e quarta decádas de vida. Além disso, o câncer colorretal é a quarta causa de morte por neoplasia no Brasil, tornando-se relevante analisar sua ocorrência, a fim de entender sua alta mortalidade e facilitar o diagnóstico precoce.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Nunes de Matos Junior, Universidade de Vassouras

Discente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras, RJ, Brasil. ORCID ID: 0000-0001-9294-6394. E-mail Anderson_matos@outlook.com.

Felipe Teixeira Freitas, Universidade de Vassouras

Discente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras, RJ, Brasil. ORCID ID: 0000-0001-8448-9111

Juliana Lopes Dias, Universidade de Vassouras

Discente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras, RJ, Brasil. ORCID ID:0000-0003-4347-759X;

Adriana Rodrigues Ferraz, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras, RJ, Brasil. ORCID ID: 0000-0001-8897-2100

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Matos Junior, A. N. de ., Freitas, F. T. ., Dias, J. L. ., & Ferraz, A. R. . (2022). A RELAÇÃO DO GENE APC COM O CÂNCER COLORRETAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 581–585. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5975