AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A SITUAÇÃO DO MIGRANTE EM UM AMBIENTE INTERCULTURAL

Autores

  • Daniela Souza Brito Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5939

Palavras-chave:

Língua Estrangeira. Migrante internacional. Aprendizado.

Resumo

A presente pesquisa tem como tema a aquisição de linguagem estrangeira, especialmente dentro do contexto do migrante internacional. O objetivo geral da pesquisa é analisar como se dá a aquisição de linguagem estrangeira, especialmente dentro do contexto do migrante internacional. A pesquisa se justifica diante dos desafios do migrante internacional em adquirir uma língua estrangeira, e em como isso impacta em sua relação com sua identidade nacional e sua Língua de Herança. A pesquisa foi realizada como uma revisão de literatura. Os artigos foram buscados nas plataformas Scielo e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: “Língua Estrangeira”, “Migrante internacional” e “Aprendizado”, associados ao operador booleano AND. Foram buscados artigos escritos entre 2012 e 2021. Foram escolhidos artigos escritos em português, e descartados aqueles escritos em outras línguas. Foi possível concluir que é desgastante para o migrante a sua inserção em uma sociedade estrangeira; em meio a esse processo, a aquisição de uma nova língua pode ser uma tarefa difícil, dependendo de uma rede de apoio e da superação de sentimentos negativos como a xenofobia e o preconceito. Deste modo, é essencial que sejam construídas redes de apoio aos migrantes internacionais, para que esses indivíduos experimentem um maior sucesso na aquisição do idioma estrangeiro, aclimatando-se à nova realidade e lidando com os desafios desse processo.

Biografia do Autor

Daniela Souza Brito, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Programa de Mestrado em Letras, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brasil. ORCID: 0000-0003-0650-5918. E-mail: wwagnerdanny@gmail.com.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Brito, D. S. . (2022). AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS A SITUAÇÃO DO MIGRANTE EM UM AMBIENTE INTERCULTURAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 225–239. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5939