A EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E O COMBATE AS FAKE NEWS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5564Palavras-chave:
Educação Midiática. Cultura digital. Fake News. Processo educativo.Resumo
O presente artigo analisa e descreve a influência das competências midiáticas com habilidade de identificar as “Fake News”. Enfatiza o quanto é primordial compreender o grande impacto que as famosas notícias falsas estão desencadeando nos tempos atuais. Além disso, destaca que o docente ainda deve desenvolver uma prática pedagógica voltada para a alfabetização midiática, com o propósito de combater qualquer tipo de notícia inverídica. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo apresentar as possibilidades para que os estudantes desenvolvam um senso crítico de modo a analisar todas as informações que o cercam. Metodologicamente está pesquisa desenvolveu-se por meio da pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e exploratória, a partir de Faustino (2010), Rais (2020), Rodrigues (2022) e Valente (2014), foi possível concluir a importância da educação midiática para o combate da desinformação sendo necessário avaliar todas as informações antes de compartilhar, bem como refletir sobre o impacto que tais “fake News” ocasionam.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY