UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DO PROFISSIONAL DE APOIO À ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM ALTAMIRA – PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5511Palavras-chave:
Educação. Autismo. Currículo. Educação básico. Altamira.Resumo
O trabalho: “Um olhar sobre a prática de profissionais de apoio à alunos com autismo da rede municipal de ensino em Altamira Pará”, vincula-se à linha de pesquisa de Currículo e Gestão da Escola Básica e busca discutir a prática pedagógica desses profissionais à alunos com TEA. Nesta pesquisa denominamos por profissionais de apoio (doravante P.A.) os sujeitos que auxiliam alunos com deficiência e no caso da arguição aqui apresentada com foco em estudantes com transtorno do espectro autista TEA nas diversas atividades desenvolvidas na escola, dentro e fora da sala de aula regular. Estudar um olhar sobre a prática de profissionais de apoio (PA) à alunos com autismo contribui para ampliar o conhecimento na área, transportando-nos a perspectiva da inclusão escolar. Neste horizonte, a temática reafirma a necessidade de que todos compreendam e aceitem a diversidade humana, e possam contribuir na construção de uma sociedade justa e igualitária. O foco central desse estudo é campear o quanto a polidez de crianças autistas é algo que inclui muitas habilidades sociais, visuais, comportamentais e de rotina. Evidenciando quais seriam as estratégias fundamentais para que a criança autista cresça cognitivamente e socialmente, além de elevar o bem-estar psicológico da criança e da família.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY