FIBROMIALGIA: ASPECTOS DOLOROSOS E PSICOSSOMÁTICOS

Autores

  • Michely Mendes Ciardulo Trajano Centro Universitário Faveni

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4999

Palavras-chave:

Fibromialgia. Dor crônica. Psicanálise. Psicossomática.

Resumo

O presente estudo visa realizar um levantamento histórico da síndrome da fibromialgia e sua relação com aspectos dolorosos psicossomáticos a partir dos constructos teóricos científicos da Psicanálise.  Os estudos realizados trouxeram inúmeras definições acerca da fibromialgia, como sendo um processo inflamatório, uma síndrome dolorosa, dor crônica, menor tolerância à dor, e como sendo a resposta a uma dor psíquica. Entendemos que a Síndrome da Fibromialgia (SFM), assim como qualquer afecção no corpo do sujeito não deve ser taxativa, como sendo apenas psíquica ou apenas orgânica, é importante validar as inúmeras dimensões humanas, como os aspectos biológicos, psicológicos, sociais, ambientais, espirituais etc.Independente do olhar e viés metodológico/científico adotado para o estudo e acompanhamento da Fibromialgia é importante compreender como ela afeta a vida dos sujeitos, levando em consideração o sofrer, acolhendo o sujeito em sua dor, seja ela psíquica, física ou qualquer outra dimensão possível de ser considerada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michely Mendes Ciardulo Trajano, Centro Universitário Faveni

Pós- Graduada em Teoria Psicanalítica pelo Centro Universitário Faveni   Psicóloga. Graduada pela Universidade Nove de Julho. Graduada em Recursos Humanos e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi. Atua com atendimento Psicológico de base Psicanalítica. Site: https://michelyciardulo.com.br. E-mail: psi.michelyciardulo@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Trajano, M. M. C. . (2022). FIBROMIALGIA: ASPECTOS DOLOROSOS E PSICOSSOMÁTICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 633–646. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.4999