A IMPORTÂNCIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS PARA OS AVANÇOS DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA NO ENFRENTAMENTO AO RACISMO NA SOCIEDADE E NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ana Gabrielle Alves de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4721

Palavras-chave:

Direitos Humanos. Educação. Leis. Racismo.

Resumo

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, bem como a Constituição Federal de 1988 e as demais leis do ordenamento jurídico brasileiro fomentam o combate ao racismo nas relações sociais e nas escolas, buscando assim, uma retratação histórica de uma cultura marcada pelo eurocentrismo. As leis 10.639/2003, 11.645/2008, 12.288/2010 regulamentam a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígenas na educação nacional, além de instituir o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. Dessa forma, o presente artigo objetiva relatar elementos históricos, bem como descrever o real avanço na legislação brasileira no cenário nacional referente às questões étnico-raciais no sentido real, nas práticas sociais do dia a dia, além de apresentar um alinhamento com as práticas fomentadas com os organismos nacionais e internacionais de direitos humanos.

Biografia do Autor

Ana Gabrielle Alves de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS-CPAN). Graduada em Administração (Bacharel) pela Fanor – Faculdades Nordeste. Graduanda do curso de Pedagogia.  E-mail: almeidagabrielle@yahoo.com.br.

 

 

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Almeida, A. G. A. de . (2022). A IMPORTÂNCIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS PARA OS AVANÇOS DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA NO ENFRENTAMENTO AO RACISMO NA SOCIEDADE E NA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1430–1444. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4721