A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO DA PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO - RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4672Palavras-chave:
Adolescência. Saúde mental. Intervenção grupal.Resumo
O presente estudo consiste em relato de experiência de intervenção elaborada a partir da demanda de um grupo de alunos do ensino médio que, por iniciativa própria, debruçou-se sobre a problemática da ansiedade e da depressão, no sentido de promover acolhimento, entre os escolares da instituição a qual pertencem. Sabendo-se que em situações de avaliação de desempenho, alunos, não raro, encontram-se em condição de sofrimento emocional, tais como ansiedade patológica e depressão, conveio então, a proposição de uma intervenção de direcionamento claro para prevenção e promoção em saúde mental. Assim, com o objetivo de direcionar tais estudantes ao olhar das emoções e dos sentimentos, tanto nos eventos normativos como não normativos da adolescência; Instruir quanto à relevância de se perceber as nuances do que é dito normal (como processo) ou patológico, capacitando-os minimamente a identificações de sinais e sintomas e o reconhecimento das emoções como algo inerente ao ser humano, o manejo da ação propôs melhor entendimento e fortalecimento do projeto criado pelos próprios alunos da instituição. A partir do que foi realizado, notadamente, a ação promovida gerou resultados satisfatórios, de modo que com as dinâmicas conduzidas os alunos demonstraram, além da compreensão acerca da importância das emoções, o entendimento sobre possíveis sinais e sintomas relacionados à depressão e ansiedade, nos quais a ação grupal manteve o foco.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY