OS DESAFIOS ANDRAGÓGICOS NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ÚLTIMOS 20 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4603Palavras-chave:
Andragogia. Câncer de mama. Prevenção. Promoção em Saúde.Resumo
Com a realização de um balanço das informações referentes a não adesão de muitas mulheres às campanhas de prevenção ao câncer de mama, foi ressaltada a importância de se conhecer os fatores mais predominantes em relação a não adesão, assim, levando em consideração a deficiência da andragogia como forma de promoção à saúde. Possui como objetivo discutir possibilidades estratégicas para aumentar a adesão das mulheres às campanhas preventivas, sendo apontada a relevância da abordagem dos profissionais frente à promoção em saúde no que corresponde aos valores socioculturais e fisiológicos femininos. O método de pesquisa caracteriza-se como uma revisão integrativa sistematizada, baseada em produções científicas publicadas nas bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer (INCA), LILACS, BVS, Google Acadêmico e Organização mundial de saúde, com periódicos que abordam a temática proposta, publicados no período de 2000 a 2020. Dessa forma, foram constatados que Escolaridade/Andragogia e Fatores sexuais, são os pontos que mais influenciam na decisão da mulher para prevenir-se contra o câncer de mama, sendo ressaltados em 42 dos 87 artigos avaliados, assim como os pontos mais contraditórios em relação ao tema, onde encontrou-se 13 dos 87 autores apoiando que são os que mais fazem as mulheres se prevenirem, sendo constatado que com níveis de escolaridade maiores e uso da andragogia, além de maior autoestima, apoio contínuo e um perfil sócio-demográfico favorável às mulheres tendem a prevenir-se mais.
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