REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO E IDENTIDADE DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL ATUANTE NA ESCOLA INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4575Palavras-chave:
Formação inicial e continuada. Identidade Profissional. Educação Especial. Contexto indígena.Resumo
Este estudo reflexivo é oriundo de um trabalho acadêmico vinculado ao programa de pós-graduação em educação com a linha de pesquisa da educação intercultural. Teve como questão investigativa: Como constitui-se a identidade profissional do professor que atua na Educação Especial na escola indígena em Roraima? Neste recorte traçamos como objetivo refletir acerca das distintas visões de identidade dialogadas na pesquisa bibliográfica e alguns resultados da pesquisa de campo que intentam compreender como acontece o processo de formação do profissional da educação especial que atua no contexto indígena, mediado pela Secretaria Estadual de Educação – SEED/RR, via DIEE - Divisão de Educação Especial e duas Instituições Públicas por meio da análise dos Projetos Pedagógicos. De abordagem qualitativa, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo por meio de entrevistas semiestruturadas. Considera-se argumento principal desse estudo a afirmação de que os saberes experienciais, alicerçados na identidade étnica de cada docente, produzidos e refletidos nos cursos de formação inicial e continuada para atuação na Educação Especial - no que tange a prática da Educação Inclusiva - são bases para o fazer ressignificado como parte essencial da constituição da identidade desse profissional. Contudo, a formação dispensada pelos setores responsáveis é ainda inconsistente para atuação neste campo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY