A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Joana Alves Pereira Lima Instituto Cuiabano de Educação
  • Marta Alves Pereira Soares Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro
  • Rosinei Pereira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Tânia de Carvalho Pereira Faculdades Integradas São Camilo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4243

Palavras-chave:

Alfabetização. Conhecimento prévio. Jogo.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo reforçar o conhecimento a respeito dos níveis de escrita e de leitura descritos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, percorridos pela criança até atingir a alfabetização, realizando uma reflexão sobre como os jogos podem contribuir para que ocorram avanços no processo de alfabetização. A partir de uma revisão bibliográfica, percorremos o ensino-aprendizagem ao longo dos tempos, passando pela posta das cartilhas que cederam lugar a novas metodologias que visavam valorizar o contexto social em que o educando estava inserido e em contato com o mundo letrado, respeitando conhecimentos prévios a respeito da escrita e da leitura, enfatizando o valor desses conhecimentos no processo de alfabetização na escola. Ao final da discussão, demonstramos que atualmente, um dos recursos pedagógicos mais favoráveis e utilizados para auxiliar o processo de alfabetização são os jogos, que devem ser planejados e utilizados com objetivos claros e precisos, traçados pelo professor, para garantir o avanço de cada criança, em cada nível de escrita e consolidar sua aprendizagem para que seja significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Alves Pereira Lima, Instituto Cuiabano de Educação

Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE) em Cuiabá - MT, graduada em Pedagogia pelo UNIVAG- Centro Universitário de Várzea Grande e formada pelo curso do Magistério. E-mail: joanazil38@gmail.com.

Marta Alves Pereira Soares, Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro

Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro. Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pelo UNIVAG- Centro Universitário de Várzea Grande e formada pelo curso do Magistério. 

Rosinei Pereira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Especialista em Psicopedagogia e graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT. 

Tânia de Carvalho Pereira, Faculdades Integradas São Camilo

Especialista em Educação Infantil e Coordenação Pedagógica pela UFMT, em Didática Geral pela Universidade de Educação de Assis e em Lato Sensu em Saúde Pública pela Faculdades Integradas São Camilo. Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFMT. 

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Lima, J. A. P. ., Soares, M. A. P. ., Silva, R. P. da ., & Pereira, T. de C. . (2022). A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 872–880. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4243