A IMPORTÂNCIA DA MEDITAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3962Palavras-chave:
Ensino de Química. Práticas Integradas em Saúde. Meditação.Resumo
O presente artigo teve por objetivo pesquisar e refletir sobre a influência das práticas de meditação no ensino de química, como essa ferramenta pode auxiliar no maior desempenho dos estudantes, a partir da otimização das técnicas de memorização, concentração e estabilidade emocional. O ensino da química ainda é amparado em métodos tradicionais de ensino, que tornam essa ciência de difícil compreensão, desta forma, uma matéria com relações de aprendizagens moldadas por dificuldades e que, em casos extremos, estabelece uma relação de repulsa discente. Nesse contexto, a meditação se constitui como um elemento do conjunto de Práticas Integradas em Saúde (PICs) com diversos benefícios dentro dos mais variados ambientes, tais como aumento do foco, criatividade, estimulação à memória, reducação de conflitos e outros. Essa pesquisa possui uma metologia qualitativa (LUDCKE; ANDRE, 1986), alicerçada, sobretudo, na teoria sociointeracionista de Vygotsky (1991) sobre as relações entre aprendizagem e desenvolvimento, refletindo sobre a união dos aspectos intelectuais e os afetivos nesse processo. O estudo revelou que a aplicação da meditação no ambiente escolar mostra-se como um forte instrumento para o ensino-aprendizagem de química, uma vez que essa ferramenta pode auxiliar no maior desempenho dos estudantes, a partir da otimização das técnicas de memorização, concentração e estabilidade emocional.
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