METODOLOGIA E ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3953Palavras-chave:
Surdos. Pedagogia. Ensino. Ciências. Inclusão.Resumo
É direito de todo cidadão acesso a qualidade de ensino e igualdade de oportunidades, visto que a inclusão é um processo onde você insere um sujeito e o inclui como parte de um todo. Na educação de surdos, o processo de inclusão se dá na inserção do sujeito em classe regular, direito esse que historicamente lhe foi negado, carregando consigo uma série de preconceitos e desentendimentos. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo explicar melhor quem é o sujeito surdo, como ocorreu o processo de ensino através da história, bem como orientar sobre as diferentes metodologias e adaptações norteadoras do ensino de ciências para alunos surdos. Para tal, a metodologia usada foi revisão bibliográfica, foi buscado artigos e teses que esclarecesse o tema central. Ao final, foi concluído que ainda há muito o que buscar na compreensão de uma total inclusão e suporte para os surdos em âmbito escolar, embora as metodologias atuais como o bilinguismo busquem uma melhor prática, ainda há várias lacunas e melhorias que podem ser exploradas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY