METODOLOGIA E ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SURDOS

Autores/as

  • Gabriele Raquel Schneider Pires Instituto Federal Farroupilha
  • Renan Bornholdt Instituto Federal Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3953

Palabras clave:

Surdos. Pedagogia. Ensino. Ciências. Inclusão.

Resumen

É direito de todo cidadão acesso a qualidade de ensino e igualdade de oportunidades, visto que a inclusão é um processo onde você insere um sujeito e o inclui como parte de um todo. Na educação de surdos, o processo de inclusão se dá na inserção  do sujeito em classe regular, direito esse que historicamente lhe foi negado, carregando consigo uma série de preconceitos e desentendimentos. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo explicar melhor quem é o sujeito surdo, como ocorreu o processo de ensino através da história, bem como orientar sobre as diferentes metodologias e adaptações norteadoras do ensino de ciências para alunos surdos. Para tal, a metodologia usada foi revisão bibliográfica, foi buscado artigos e teses que esclarecesse o tema central.  Ao final, foi concluído que ainda há muito o que buscar na compreensão de uma total inclusão e suporte para os surdos em âmbito escolar, embora as metodologias atuais como o bilinguismo busquem uma melhor prática, ainda há várias lacunas e melhorias que podem ser exploradas.

Biografía del autor/a

Gabriele Raquel Schneider Pires, Instituto Federal Farroupilha

Acadêmica em Licenciatura em Ciências Biológicas/Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi.

Renan Bornholdt, Instituto Federal Farroupilha

Acadêmico em Licenciatura em Ciências Biológicas/Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi. E-mail: renanbornholdt@gmail.com

Publicado

2022-01-31

Cómo citar

Pires, G. R. S. ., & Bornholdt, R. . (2022). METODOLOGIA E ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SURDOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1238–1252. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3953